Home » COP30: Banco da Amazônia anuncia inovações no crédito rural para impulsionar Pecuária Verde

COP30: Banco da Amazônia anuncia inovações no crédito rural para impulsionar Pecuária Verde

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A programação oficial da COP30 reuniu pesquisadores, técnicos, produtores e gestores públicos para debater a pecuária sustentável na Região Amazônica. Durante o “Dia da Pecuária Verde e Financiamento Sustentável”, realizado no pavilhão do Banco da Amazônia, na Green Zone da COP30, os participantes destacaram caminhos para a pecuária de baixo carbono na região, inclusive, com o apoio de financiamento sustentável.

O debate acompanha a demanda por uma transição para uma pecuária de baixo carbono, cuja adoção é essencial para aliar produção, conservação e inclusão social. A pecuária segue como um dos principais motores da economia amazônica, no entanto, desafia o território com pressões ambientais sobre a degradação do solo.

Pecuária Verde na Amazônia

No encontro, foram apresentadas experiências voltadas à redução das emissões de carbono na atividade no âmbito do programa Pecuária Verde. O programa do Banco da Amazônia combina crédito rural, assistência técnica, métricas de monitoramento e incentivos a produtores que adotam práticas sustentáveis. 

O modelo está em fase piloto em Roraima e, segundo participantes do debate, tem mostrado que a recuperação de áreas degradadas e a elevação da produtividade dependem sobretudo do manejo adequado e de sistemas integrados de produção – de lavoura e pecuária.

Entre os objetivos estão o aumento da produtividade, além da recuperação de áreas degradadas, bem como a redução das emissões de CO2.

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Pecuária Verde do Banco da Amazônia, Augusto Bastos, destacou que a proposta marca um avanço na forma de produzir na Amazônia, ao buscar conciliar conservação ambiental, regeneração de áreas e geração de renda.

“O Pecuária Verde traz uma sequência bem grande de inovações que vão revolucionar o crédito rural em termos de monitoramento e comprovação dos impactos socioambientais e econômicos que cada operação na pecuária vai trazer para as metas nacionais e para os objetivos do desenvolvimento sustentável”, disse Bastos.

O pesquisador da Embrapa, Amaury Bendahan, lembrou do papel social da pecuária na Amazônia e afirmou que a atividade integra as soluções climáticas. 

“A pecuária é o maior uso da terra na Amazônia, envolve mais de 200 mil produtores. Tem um papel social dentro da Amazônia e é parte da solução climática. A pecuária não pode ser vista de maneira diferente. Ela é um sumidouro de carbono quando você maneja ela bem, tem boas práticas, contribui na mitigação dos gases efeitos estufa”, ressaltou Bendahan.

O objetivo é expandir o Pecuária Verde de forma gradual em toda a região – tendo em vista que a pecuária está presente em todos os municípios da Amazônia.
 

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!