Índice
O Ibovespa voltou a renovar sua máxima histórica ao fechar o pregão em alta de 1,67%, batendo os 164.455 pontos, impulsionado pelo aumento das expectativas por um corte na taxa de juros brasileira. O resultado contabiliza 31 recordes do índice em 2025, que acumula alta de 36% no ano.
O desempenho do IBOV foi motivado pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que mostrou um crescimento de 0,1% em relação ao trimestre anterior — aquém do resultado de 0,2% esperado por investidores, segundo pesquisa da Reuters.
De acordo com analistas do setor, os resultados do PIB sinalizam que a política monetária em vigor tem dado frutos positivos e que a atividade econômica do país está sendo desacelerada pela taxa de juros. Dessa forma, o prospecto passa a ser, mais do que anteriormente, o de expectativa pelo anúncio de um corte na taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em janeiro.
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
-
Biomm SA (BIOM3): +19,57%
-
MRS Logistica SA Pfd Class B (MRSA6B): +17,67%
Ações em queda no Ibovespa
-
Arandu Investimentos S.A (ARND3): -30,38%
-
PDG Realty SA Empreendimentos e Participacoes (PDGR3): -11,38%
O volume total negociado na B3 foi de R$31.144.068.714, em meio a 3.784.293 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61

