Home » Ministério da Saúde amplia prazo vacinal contra o HPV até primeiro semestre de 2026

Ministério da Saúde amplia prazo vacinal contra o HPV até primeiro semestre de 2026

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da estratégia de resgate vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) até o primeiro semestre de 2026. A medida, que estava prevista para dezembro deste ano, seguirá vigente até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, com o objetivo de ampliar o acesso à imunização em todo o país. A estratégia está voltada a jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada.

A estimativa do Governo Federal é alcançar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária que ainda não foram vacinados contra o HPV. Dados do Ministério revelam que até este mês foram aplicadas 208,7 mil doses no âmbito da estratégia de resgate, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos.

A estratégia contempla os cerca de 5,5 mil municípios brasileiros e busca assegurar que adolescentes e jovens ainda não vacinados tenham acesso à proteção, especialmente por meio de ações integradas entre União, estados e municípios.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, a ampliação do prazo é fundamental para garantir proteção individual e coletiva. “Ao ampliar o período da estratégia de resgate, possibilitamos que adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de se vacinar entre os 9 e 14 anos assegurem sua proteção e contribuam para a redução da circulação do vírus na população”, destacou.

A vacina contra o HPV é considerada segura e eficaz na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Atualmente, a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também ocorre por meio de ações extramuros, realizadas em escolas, universidades, ginásios esportivos e até shoppings, ampliando o alcance da imunização e facilitando o acesso do público jovem.

Dose única 

A vacina contra o HPV integra o calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses, o que simplificou o acesso e ampliou a cobertura vacinal.

Para pessoas imunocomprometidas, o esquema vacinal permanece com três doses. A mesma recomendação se aplica a usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e a vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Com a prorrogação da estratégia de resgate até 2026, o Ministério da Saúde vai reforçar ações no ambiente escolar para alcançar adolescentes e jovens que ainda não estão protegidos contra o HPV.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!