Mais filmes brasileiros nas salas de cinema de todo o país. Assim estabelece o Decreto da Cota de Tela para o ano de 2026 publicado pelo Governo Federal.
A medida é executada pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional do Cinema, a Ancine, que protege e fortalece o audiovisual nacional.
A política pública estabelece que os cinemas reservem um número mínimo de dias e sessões para a exibição de produções brasileiras
O objetivo da Cota de Tela é assegurar ao público acesso contínuo à diversidade do cinema nacional e estimular a circulação das obras em todo o território.
Com o decreto de 2026, o Governo Federal segue oferecendo estabilidade ao setor, fortalecendo a cadeia produtiva do audiovisual.
A medida também contribui com a geração de emprego, renda e desenvolvimento cultural no Brasil.
O Decreto da Cota de Tela é definido a partir da escuta do MinC e da Ancine com o setor cinematográfico.
Estudos técnicos e avaliação de resultado regulatório também foram utilizados na produção do documento.
As medidas incentivam a permanência das obras brasileiras em cartaz, fortalecendo ainda mais o cinema nacional.
Em 2026, o Ministério da Cultura continuará trabalhando para que o audiovisual brasileiro continue crescendo no Brasil e no exterior.
Outro compromisso do MinC é continuar ampliando o acesso de toda população aos nossos filmes.
Dar oportunidade para os profissionais do setor por meio de editais e presença em festivais de cinema também é uma forma de valorizar as produções de todas as regiões do país.
Fonte: Brasil 61

