Home » Ibovespa volta a renovar recorde com fluxo internacional e espera por ciclo de cortes

Ibovespa volta a renovar recorde com fluxo internacional e espera por ciclo de cortes

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ibovespa voltou a fechar o pregão em alta de 2,03%, aos 189.699 pontos, novo valor nominal recorde para o fechamento, após renovar a máxima histórica intradia aos 190.047 pontos. O desempenho do índice foi influenciado pela continuidade do fluxo de capital estrangeiro para países emergentes, pelas falas do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e pelos resultados da pesquisa eleitoral da Genial/Quaest.

No exterior, os principais índices das Bolsas de Nova York fecharam em tom misto após a divulgação do Payroll, o principal dado do mercado de trabalho dos EUA. O resultado indicou a criação de 130 mil vagas de emprego em janeiro, acima do esperado pelo mercado, enquanto a taxa de desemprego caiu a 4,3%. Segundo a agência Reuters, o cenário fez com que as apostas pela manutenção da taxa de juros na próxima reunião do FOMC — o Copom do país — subissem para 95% na manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com analistas do setor, o ambiente externo segue favorável aos países emergentes, com a continuidade de um relevante fluxo de capitais em direção a ativos de maior retorno — movimento que segue beneficiando o Brasil devido ao diferencial de juros da Selic, mesmo com o Payroll mais forte nos EUA.

No cenário doméstico, o desempenho do Ibovespa foi empurrado pela continuidade de fluxo de capital estrangeiro para países emergentes, o que também favoreceu o desempenho dos “pesos pesados”. As ações da Petrobras, assim como as da Vale, fecharam em alta de mais de 3%, na contramão do petróleo e da estabilidade do minério de ferro.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, reforçou, em discurso na manhã desta quarta (11), a intenção da autarquia de iniciar o afrouxamento monetário em março, e explicou que a decisão de esperar os 45 dias teve o objetivo claro de reunir mais confiança antes de iniciar o ciclo de cortes. A aposta majoritária do mercado é a de um corte inicial de 0,50% na Selic em março, na próxima reunião do Copom.

Outro fator que influenciou o índice durante a sessão foi a divulgação da pesquisa Genial/Quaest, a primeira rodada sem a inclusão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O resultado mostrou a manutenção da liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ante o senador Flávio Bolsonaro em todos os sete cenários abordados, tanto em primeiro quanto em segundo turno. O petista mantém vantagem de 4 a 8 pontos, a depender do cenário.

Maiores altas e quedas do Ibovespa

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:

Ações em alta no Ibovespa

  • Suzano S.A. (SUZB3): +13,32%

  • MPM Corporeos SA (ESPA3): +12,50%

Ações em queda no Ibovespa

  • Agrogalaxy Participacoes SA (AGXY3): -8,49%

  • Nordon Industrias Metalurgicas S.A. (NORD3): -8,16%

 

O volume total negociado na B3 foi de R$ 38.569.041.343, em meio a 4.786.215 negócios.

 

Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.  

 

O que é o Ibovespa e como ele funciona?

 

O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.

 

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

 

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!