A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 9º Batalhão de Polícia Militar, prendeu dois foragidos da Justiça na noite do dia 15 de fevereiro de 2026, durante as festividades do Carnaval, na região central de Barbacena.
As prisões foram possíveis graças ao sistema de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial empregado no evento.
Como ocorreram as prisões
Durante o policiamento na área central, o sistema identificou, em momentos distintos, dois indivíduos com mandados de prisão em aberto. A partir da detecção automática, as equipes que atuavam no terreno foram imediatamente alertadas e realizaram as abordagens.
Na primeira ocorrência, a identificação foi confirmada no local, sendo o autor conduzido à Delegacia de Plantão.
Na segunda situação, o indivíduo tentou evadir-se em meio ao público ao perceber a presença policial. Após acompanhamento e atuação coordenada entre as equipes operacionais e a Inteligência, foi realizada a contenção, sendo necessário o emprego de instrumento de menor potencial ofensivo para garantir a segurança da intervenção. O autor também foi encaminhado à autoridade policial.
Inteligência artificial a serviço da segurança
O diferencial do sistema utilizado está na inteligência artificial integrada às câmeras. A tecnologia realiza a análise automática das imagens e, ao identificar correspondência com banco de dados de pessoas com mandado de prisão, envia alerta diretamente aos militares que estão em campo.
Dessa forma, não há necessidade de um monitorante dedicado para direcionar as equipes. O próprio sistema gera a notificação em tempo real, otimizando o emprego do efetivo e reduzindo o tempo de resposta.
A iniciativa demonstra o avanço da Polícia Militar na aplicação de soluções tecnológicas voltadas à eficiência operacional, reforçando a segurança dos foliões e a capacidade de retirada de foragidos do convívio social.
Assessoria de Comunicação Organizacional
Décima terceira região da Polícia Militar

