Informações divulgadas pelo órgão de saúde fortalecem o alerta para que crianças entre 1 e 5 anos sejam vacinadas contra a doença, mesmo quem já tenha tomado o imunizante.
Em Minas Gerais, 63 casos possíveis casos de sarampo estão em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Segundo balanço divulgado pelo órgão nesta semana, as ocorrências foram notificadas em 56 municípios, sendo cinco em Belo Horizonte, e outros nas regiões Centro, Sul, Leste, Oeste e Triângulo Mineiro.
A pasta, além de divulgar a suspeita dos casos, fortalece o alerta para que todas crianças entre 1 e 5 anos sejam vacinadas a partir da próxima segunda-feira (06), quando se inicia a campanha anual de vacinação contra a doença. O imunizante deve ser tomado mesmo para aqueles que já tenham recebido doses da vacina.
Até aqui, neste ano, foram notificados 118 casos suspeitos de sarampo em Minas Gerais. Entretanto, desses, nenhum foi confirmado, sendo que 55 já foram concluídos e os demais seguem em investigação.
Cursos de capacitação vão ser ofertados à profissionais de saúde que nunca lidaram com a doença na região Norte do país, local onde foi registrado o maior número de casos confirmados.
Campanha de vacinação
Do dia 6 até 31 de agosto, o Ministério da Saúde promove a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo em todo o país. A ação é realizada anualmente e tem o objetivo de aplicar o imunizante em crianças entre 1 e 5 anos. Mesmo quem já tenha tomado a vacina anteriormente deve tomar a dose do composto.
Em Minas, o objetivo é imunizar, pelo menos, 95% das crianças da faixa etária, o que equivale a 975,9 mil. Para a medida, foram gastos pelos cofres públicos proximamente R$ 6 milhões.