Home » Ministério da Agricultura amplia rede do Inmet com 98 novas estações meteorológicas no Rio Grande do Sul

Ministério da Agricultura amplia rede do Inmet com 98 novas estações meteorológicas no Rio Grande do Sul

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Rio Grande do Sul passou a contar com 98 estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ampliando a cobertura de monitoramento climático no estado. As novas estruturas foram inauguradas nesta quinta-feira (7), em Porto Alegre, pelo ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula.

A ampliação da rede busca reforçar a prevenção a eventos climáticos extremos, melhorar a precisão das previsões meteorológicas e oferecer mais suporte ao setor agropecuário gaúcho, especialmente após as enchentes que atingiram o estado nos últimos meses.

A cerimônia teve a participação do diretor do Inmet, Carlos Alberto Jurgielewicz, além de representantes do setor produtivo, técnicos e autoridades.

Durante o evento, o ministro André de Paula afirmou que a entrega das estações representa um compromisso assumido pelo governo federal com o Rio Grande do Sul.

“Essas novas estações automáticas vão ser muito importantes, tanto do ponto de vista do apoio à segurança civil e às comunidades, quanto, sobretudo, no apoio aos nossos agricultores”, afirmou o ministro.

Segundo ele, a modernização da rede permitirá maior antecedência na identificação de riscos climáticos e ajudará produtores rurais no planejamento das safras.

“Os agricultores terão agora dados que permitirão um melhor planejamento das suas safras e a previsão de qualquer incidente climático com antecedência, mitigando os efeitos sobre a agricultura”, ressaltou.

VEJA MAIS:

André de Paula também classificou o projeto como um marco para o monitoramento meteorológico no estado.

“O que nós estamos fazendo aqui divide a história das questões climáticas no Rio Grande do Sul em dois momentos: antes e depois. Nós tínhamos 44 estações antigas e analógicas. Agora elas são automáticas, são 98, e o estado está completamente coberto”, declarou.

Investimento

O investimento na ampliação da rede foi de R$ 12,8 milhões. Das 98 estações em funcionamento, 44 substituíram equipamentos antigos, enquanto outras 54 foram instaladas em municípios e regiões que ainda não possuíam monitoramento meteorológico.

As unidades operam de forma automatizada e enviam dados em tempo real sobre temperatura do ar, umidade relativa, precipitação, vento, radiação solar, pressão atmosférica e condições do solo.

Na avaliação do diretor do Inmet, Carlos Alberto Jurgielewicz, os novos equipamentos devem aumentar a precisão das previsões meteorológicas e ampliar a interação com a população.

“Com isso, a nossa previsão meteorológica para o Rio Grande do Sul terá mais precisão e mais interação com a população. Todas as novas estações têm sensor de temperatura e umidade do solo, o que vai dar previsibilidade sobre as condições do solo e auxiliar diretamente a agricultura”, afirmou.

De acordo com ele, os dados coletados também serão integrados ao Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro), contribuindo para o planejamento das atividades agrícolas.

Durante a solenidade, o ministro também citou a recomposição do quadro técnico do Inmet após autorização de concurso público pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Depois de 20 anos, o presidente Lula autorizou concurso para o Inmet. Saímos de 202 servidores para 304, um aumento de 50% no quadro técnico, reoxigenando a instituição”, disse.

Com a expansão da rede, o Rio Grande do Sul passa a figurar entre os estados brasileiros com maior cobertura de estações meteorológicas automáticas.

Confira a lista das estações meteorológicas automáticas:

  • Porto Alegre – Jardim Botânico
  • Rio Grande
  • Santa Maria
  • Santana do Livramento
  • Santo Augusto
  • Uruguaiana
  • Santa Rosa
  • Canguçu
  • Caçapava do Sul
  • Rio Pardo
  • Alegrete
  • Bagé
  • Erechim
  • São José dos Ausentes
  • São Borja
  • Quaraí
  • São Gabriel
  • Santiago
  • Tramandaí
  • Jaguarão
  • Soledade
  • Camaquã
  • Passo Fundo
  • Bento Gonçalves
  • Lagoa Vermelha
  • São Luiz Gonzaga
  • Cruz Alta
  • Frederico Westphalen
  • Palmeira das Missões
  • Tavares – Farol de Mostardas
  • Canela
  • Vacaria
  • Dom Pedrito
  • Teutônia
  • Ibirubá
  • Campo Bom
  • Tupanciretã
  • Capão do Leão (Pelotas)
  • São Vicente do Sul
  • Encruzilhada do Sul
  • Serafina Corrêa
  • Cambará do Sul
  • Santa Vitória do Palmar – Barra do Chuí
  • Cachoeirinha
  • Sapucaia do Sul
  • Parque Eldorado
  • Sertão Santana
  • Charqueadas
  • Minas do Leão
  • Montenegro
  • Taquari
  • Santa Maria do Herval
  • Caxias do Sul – Criúva
  • Caxias do Sul – Aeroporto
  • Rolante
  • São Francisco de Paula
  • Santana da Boa Vista
  • Cachoeira do Sul
  • Pinheiro Machado
  • Viamão
  • Porto Alegre – Belém Novo
  • Herval
  • Bagé – Centro
  • Aceguá
  • Santa Vitória do Palmar (Reserva do Taim)
  • Santa Vitória do Palmar (Centro)
  • São Lourenço do Sul
  • Capão da Canoa
  • Cruz Alta (Centro)
  • Garruchos
  • Jóia
  • Palmares do Sul
  • Porto Xavier
  • Salto do Jacuí
  • Santo Antônio da Patrulha
  • Sobradinho
  • Torres – Aeroporto
  • Carazinho
  • Ajuricaba
  • Santo Ângelo
  • Esperança do Sul
  • Nonoai
  • Alegrete (Maronna)
  • Barra do Quaraí
  • Itacurubi
  • Itaqui
  • Maçambará
  • Dilermando de Aguiar
  • Lavras do Sul
  • Faxinal do Soturno
  • Rosário do Sul
  • Bom Jesus (Inmet)
  • Bom Jesus – Santo Inácio
  • Casca
  • Muçum
  • Relvado
  • São José do Ouro
  • Mostardas – Bacupari

 
Todas as estações já estão em funcionamento, com dados meteorológicos disponibilizados em tempo quase real no portal do Inmet: https://portal.inmet.gov.br/.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados