Na última segunda-feira (20), foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a 11ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa. O objetivo é dar agilidade aos processos relacionados a violência contra a mulher. O tema da campanha este ano é o feminicídio – crime cometido pela simples condição de gênero.
Por conta da iniciativa, no decorrer desta semana, os tribunais de justiça vão dar prioridade aos casos relacionados a violência contra a mulher.
Em Belo Horizonte, de janeiro a julho deste ano, mais de 100 processos deste tema entraram em tramitação, e em Minas Gerais, ainda existem mais de 358 processos sendo julgados.
Na fila para ainda serem julgados, de acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), existem mais de 190 mil processos de violência doméstica.
Além de julgar os processos, a Semana da Justiça Pela Paz em Casa ainda tem o objetivo de mostrar a quantidade de casos que continuam ocorrendo, além de enaltecer que a justiça pode ser um auxílio contra a violência.
Segundo o CNJ, nas últimas dez edições do mutirão, mais de 145 mil audiências foram realizadas em todo o país.
Denúncia
O mutirão auxilia no desfecho dos casos que já foram denunciados, mas que ainda não tiveram audiências realizadas na justiça. Por isso é importante realizar uma denúncia para que as autoridades possam auxiliar na solução dos casos.
Central de Atendimento à Mulher – 180
A/M