A Semana Dom Luciano foi aberta na noite dessa segunda-feira (20), em Piranga, na Região Pastoral Mariana Centro. Realizada pela Faculdade Dom Luciano em parceria com a Arquidiocese, a Semana tem o objetivo de refletir sobre os 50 anos de Medellín e suas contribuições para a caminhada eclesial na América Latina e, especialmente, na Arquidiocese de Mariana.
Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, celebrar Medellín é uma forma de trabalhar a periferia da pobreza, que foi aprovada na 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. “Pensamos em duas ações para ajudar os leigos e leigas da arquidiocese a compreenderem a pobreza. Uma é a confecção de uma cartilha, que será estudada pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral, e a outra é esta semana de formação”, explicou.
Cerca de 50 pessoas, entre elas padres e leigos, estiveram presentes no Centro Regional de Pastoral para participar das reflexões, que foram conduzidas por Leci Nascimento, padre Leandro Marcos da Costa e padre Wander Torres Costa. Leci abriu as falas apresentando uma análise do histórico de Medellín. Ela explicou a metodologia utilizada, o número de participantes e a realidade política e social da época. Em seguida, padre Leandro mostrou os principais pontos do documento de Medellín. Ele finalizou dizendo que mesmo o documento sendo de 1968, “ele é atual no contexto histórico e social do país”.
A acolhida de Medellín pela arquidiocese foi trabalhada por padre Wander Torres. Segundo ele, as periferias escolhidas para 2018, 2019 e 2020, na 25ª Assembleia de Pastoral, estão em comunhão com as prioridades de Medellín.
Ele acrescentou que o rio caudaloso que abastece a caminhada pastoral da arquidiocese, em suas cinco regiões, nasce em Medellín. “Esta semana é para nós percebermos de onde vem água que nossa caminhada pastoral bebe”, disse.
Segundo padre Wander um ponto fundamental de Medellín é como os bispos passam a entender e ler os sinais dos tempos, perceber a vontade de Deu, e a razão para ser uma Igreja em Saída. “A experiência do povo com Deus se dá no caminhar. A saída não é para combater os inimigos da Igreja, mas, para deixar-se encontrar com o Senhor”, pontuou.
No final das falas, padre Geraldo Martins sublinhou que foi providencial começar a Semana Dom Luciano na Região Centro. “O rosto de Medellín está aqui”, completou.
Para ressaltar a dimensão diocesana do evento, as cinco regiões pastorais irão acolher este circuito de palestra. Nesta terça-feira (21) será na cidade de Barbacena e terá como convidados Eliana Teixeira Dias, Luiz Carlos Fernandes e padre Geraldo Martins.
Confira a programação da Semana:
Data: 22 de agosto
Cidade: Mariana
Local: Auditório do Colégio Providência – Rua Dom Silvério, 261
Horário: 19h
Convidados: Marcelo Martins Vieira, Côn. Lauro Sérgio Versianni Barbosa e Pe. Marcelo Moreira Santiago
Data: 23 de agosto
Cidade: Ponte Nova
Local: Salão Paroquial – Paróquia São Sebastião – Praça Getúlio Vargas, 92
Horário: 19h
Convidados: Geraldo Adriano Emery Pereira, Gilson José de Oliveira e Pe. José Geraldo de Oliveira
Data: 24 de agosto
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Local: Colégio Nossa Senhora de Nazaré – Praça Madre Teresa Grilo Michel, 176 – Centro
Horário: 19h
Convidados: Maria José de Souza, Pe. José Antônio de Oliveira e Pe. Paulo Barbosa
Arquidiocese de Mariana