A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) celebrou, nesta quarta-feira (5), cinco décadas de vitórias e conquistas para a radiodifusão mineira. O evento de comemoração ocorreu na Serra da Piedade, localizada em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde um almoço e uma missa cerimonial, ministrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, foram oferecidos às dezenas de associados presentes.
O presidente da associação, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, destacou que este será um aniversário especial, que “ficará marcado em nossos corações”. Ele também ressaltou a importância da associação para a radiodifusão mineira.
“À frente da Amirt, tivemos a oportunidade de mostrar a toda sociedade, mineira e brasileira, o quão forte é a mídia rádio e TV. Principalmente no interior. Uma rádio interativa, criativa, dinâmica e extremamente forte em suas comunidades. Um veículo que se mostra uma fênix, pois a cada salto tecnológico sua morte é decretada, mas o rádio se adapta e assimila as tecnologias com a mesma velocidade que se cria. Um veículo realmente moderno e competitivo” completou ainda dizendo esperar “que venham outros longos 50 anos”
Dom Walmor, em seu pronunciamento, fez questão de ressaltar o seu apoio a associação. “Uno-me, portanto, nessa ação de graças. Multiplico os parabéns e me coloco à disposição aqui e neste caminho da arquidiocese de Belo Horizonte, e também em todo estado de Minas Gerais, para que a Amirt cumpra, de maneira cada vez mais rica e adequada, a sua tarefa insubstituível. A sua ambição tão importante de comunicar”.
A Amirt chega ao seu quinquagésimo aniversário em um ano com conquistas importantes para os radiodifusores. Exigências antigas foram sancionadas no primeiro semestre, como a atualização da lei que regulamenta a profissão de radialista, que, conforme o decreto 9.329/2018, levou em consideração que as ocupações dos profissionais estavam desatualizadas em virtude das novas tecnologias.
Outra conquista histórica foi a flexibilização da Voz do Brasil, que permitiu que rádios comerciais alterem o horário de exibição do programa governamental entre 19h e 22h. Os últimos anos são marcados também pela migração de emissoras de rádio da faixa AM para FM, o que gera melhor qualidade nas transmissões e tem um impacto direto na audiência das emissoras.
Em todos esses feitos, a Amirt sempre esteve empenhada em apoiar e lutar pelas reivindicações dos radiodifusores.
Benefícios para os associados
Além das conquistas em que a Amirt teve participação indireta e que englobam as emissoras de rádio de todo o país, por meio de muito esforço, a associação acumulou vitórias que beneficiam os associados à entidade. Como, por exemplo, o credenciamento com a companhia de energia elétrica Cemig, que prevê reembolso no valor das contas de energia das emissoras em troca de inserção de publicidades da estatal. A medida vale para rádios comerciais e emissoras de televisão educativas.
O acordo Amirt/Cemig para emissoras de rádio foi assinado em outubro do ano e, desde então, mais de 300 emissoras de rádio usufruem do credenciamento. Em janeiro deste ano, uma nova reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, renovou o convênio.
Já o credenciamento para TVs educativas se deu em fevereiro deste ano, no valor de R$ 2,5 milhões, e prevê reembolso de até 55% na conta de energia da emissora.
Além disso, a associação fornece aos seus associados serviços como assessoria de imprensa, solução de pendências bancárias e a produção de conteúdos no portalamirt.com.br, em que são disponibilizadas matérias destinadas às emissoras parceiras. O material produzido é produzido para que os associados possam veículá-las em suas programações.