Home » Instituto Bom Pastor celebra 70 anos de serviço em Barbacena

Instituto Bom Pastor celebra 70 anos de serviço em Barbacena

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Instituto “José Luiz Ferreira”, conhecido por Instituto Bom Pastor, em Barbacena (MG), Região Pastoral Mariana Sul, está celebrando os seus 70 anos de serviço. As comemorações iniciaram-se nesse domingo (16) com uma missa.

Nesta segunda-feira (17) será realizada a abertura da Exposição dos 15 anos do Projeto “De Volta Pra Casa”. Às 14h o médico e professor da UFRJ, Emerson Elias Mehry, apresenta a palestra “Reforma Psiquiátrica: uma história a contar”. Em seguida acontece uma Mesa Redonda com Emerson Mehry, a psicóloga Flávia Denise Barbosa Vasques Silva, o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, e o pároco da Paróquia Bom Pastor e presidente do Instituto, padre Luiz Cláudio Vieira.

Fundado pela Congregação do Bom Pastor, com ajuda do Senhor Sabino, em 18 de janeiro de 1948, o Instituto desenvolveu por muitos anos um trabalho social, abrigando em regime de internato, meninas a partir de cinco anos de idade. Em 21 de fevereiro de 2002, por decisão da Assembleia Extraordinária, ele passou a ser gerido pela Paróquia do Bom Pastor de Barbacena.

Atualmente o Instituto é presidido pelo padre Luiz Cláudio Vieira e Helena Maria Milagres Belo, conta com uma estrutura de 197 funcionários, que trabalham para atender as vinte nove Residências Terapêuticas. “A principal preocupação do Instituto tem sido a de proporcionar qualidade de vida digna aos moradores, visando sua cidadania plena e dando-lhes acessibilidade às oportunidades e direitos que lhes foram negadas pelo sistema de segregação vivido por eles durante décadas”, acrescenta padre Luiz Cláudio.

O presidente do Instituto ressalta, que passados 18 anos da lei “antimanicomial”, este novo modelo de atenção à saúde mental é uma forma de superar a visão “hospitalocentrico” do passado, que olhava a pessoa com transtorno mental, como alguém perigosa e incapaz por natureza, indispunha a sociedade com o “enfermo/doente” mental, como se falava. “Muito me alegra a intuição de Dom Luciano, que nos levou a abraçar esta luta defendendo as concepções associadas ao modelo de atendimento deste projeto, no qual não se carece mais a internação hospitalar prolongada”, finaliza.

Arquiocese de Mariana

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados