A ansiedade, uma emoção causada por um estado desagradável de agitação, pode gerar problemas no trabalho, nervosismo minutos antes de realizar uma prova ou medo de enfrentar situações mais complexas do dia a dia.
A emoção, que em excesso pode virar doença, atinge milhares de pessoas em todo o mundo e, principalmente, no Brasil. O país é o segundo com maior número de transtornos de ansiedade no mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% dos brasileiros apresentam algum tipo de transtorno ansioso. Porém, as pessoas devem estar atentas e analisar se a doença pode passar de um sentimento e se tornar um transtorno mental.
De acordo com a neuropsicóloga Thaís Quaranta, existem sintomas que podem indicar que o sentimento está fora de controle, como impedimento nas atividades de trabalho e estudos, por exemplo, gerando prejuízos na capacidade funcional das pessoas.
Ainda de acordo com a médica, os sintomas precisam estar presentes quase todos os dias, por seis meses ou mais, causando danos na vida profissional, acadêmica, profissional, familiar, dentre outros.
A médica ainda salienta que devido a ansiedade, o cérebro gera milhões de conexões neurais desnecessárias com pensamentos rápidos, aumentando o nível de estresse.
A/M