Home » Índice que regula aluguéis tem inflação negativa de 0,49% em novembro

Índice que regula aluguéis tem inflação negativa de 0,49% em novembro

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Depois de ter fechado outubro com alta de 0,89%, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou queda em novembro de 0,49%, uma retração de 1,38 ponto percentual em relação a outubro.

Os dados foram anunciados, na última quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A queda de outubro para novembro reflete uma oscilação negativa nos preços dos três componentes que integram o índice.

Com o resultado de novembro, o IGP-M acumulado no ano apresenta alta de 8,71%, enquanto a taxa dos últimos 12 meses cresceu 9,68%. Em novembro do ano passado, o índice havia subido 0,52%, mas acumulava queda de 0,86% em 12 meses.

A maior pressão para a deflação do IGP-M em novembro foi decorrente do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que tem peso de 60% na composição do cálculo, e saiu de uma alta de 1,11% em outubro para uma deflação de 0,81% em novembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30% no IGP-M, encerrou novembro com variação de 0,09%, resultado menor que a taxa de outubro.  Todas as classes de despesa componentes do índice registraram recuo em suas taxas de variação, com a principal contribuição partindo do grupo Transportes. Nesta classe de despesa, destaca-se o comportamento do item gasolina.

Também apresentaram recuo em suas taxas de variação os grupos Habitação, Educação, Leitura e Recreação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Comunicação, Alimentação e Despesas Diversas.

Fonte: Agência EBC

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados