O 13° Departamento de Polícia Civil apresenta as ações, mudanças e conquistas realizadas durante o exercício do ano de 2018 e nas Delegacias regionais de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei:
• Mudança no padrão de divulgação de Informações: agilidade na divulgação de notícias e releases referentes a ações realizadas pelas Delegacias Regionais, através da Assessoria de Comunicação do 13 Departamento, possibilitando agilidade na divulgação e visibilidade para a comunidade, dos trabalhos realizados pela PCMG.
• A implementação do Núcleo de Análise, Informação e Inteligência do 13° Departamento, com o objetivo de dar apoio às atividades de investigação realizadas pelas unidades operacionais das Delegacias Regionais, tornando ainda mais eficiente o trabalho desenvolvido pela PCMG;
• A implementação do Setor de Análise Criminal e Estatística no 13° Departamento, com intuito de fazer levantamentos dos índices de produção dos trabalhos policiais administrativos e investigativos no âmbito do Departamento, tornando mais evidente as áreas que demandam maior atenção e ainda, dando uma visibilidade aos resultados e objetivos alcançados e superados;
• A diretriz dada ao Núcleo Correcional do 13° Departamento que, além do caráter punitivo, passou a atuar também no seu caráter pedagógico e avaliativo. O Núcleo passou a realizar visitas em todas as unidades pertencentes ao Departamento, com intuito de analisar as demandas e deficiências de cada local, para juntamente com a Chefia do Departamento pleitear melhoras, tornando possível um desempenho ainda mais eficaz das equipes e uma condição mais justa de trabalho para os servidores;
• A implementação do núcleo de ensino e pesquisa do Departamento com o objetivo de divulgar aos servidores os diversos cursos disponibilizados aos mesmos, buscando a capacitação e reciclagem em todas as áreas de suas funções exercidas e de interesse para a instituição;
• A implementação de uma nova identidade e funcionamento do Núcleo de perícias médicas do Departamento com maior informação e controle das licenças dos servidores, buscando um diagnóstico preciso dos problemas que originam os afastamentos e a busca de soluções visando o retorno dos mesmos com a maior brevidade, contribuindo com a recuperação da auto estima dos servidores e uma maior eficácia na produção nos trabalhos a serem desenvolvidos;
• A criação dos POP’s (procedimento operacional padrão) de padronização das atividades realizadas nas CIRETRANS (Trânsito e CNH), nos CARTÓRIOS e nas INSPETORIAS DE INVESTIGADORES das unidades policiais, visando sempre a busca da eficiência e a maior qualidade nos trabalhos realizados e através da adoção de padrões e diretrizes inerentes à cada orgão.
E informando que estas ações e implementações também serão validadas no ano de 2019, com o envolvimento de todos os setores referidos, através da realização de reuniões periódicas, para que todas as demandas sejam constantemente debatidas buscando sempre uma melhoria e eficiência no bom andamento dos serviços.
Assessoria de Comunicação
13° Departamento/ Barbacena