O número de mortos por causa do tsunami que atingiu a Indonésia no último sábado subiu para 281. Mais de mil pessoas ficaram feridas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela Agência Nacional de Gestão de Desastres.
O tsunami foi provocado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. Segundo a agência, a atenção deve permanecer porque novos tsunamis podem ser provocados, já que o vulcão ainda está em erupção. O balanço anterior registrava 222 mortos e cerca de 800 feridos.
Centenas de edifícios, incluindo casas, hotéis e estabelecimentos comercias foram danificados. A onda gigante atingiu praias do sul da ilha de Sumatra e do extremo oeste de Java.
As equipes de emergência, compostas por milhares de soldados, policiais, funcionários do governo e voluntários, continuam as buscas por sobreviventes entre os escombros.
Especialistas do Centro Internacional de Informação sobre Tsunamis afirmam que as erupções vulcânicas submarinas não são muito comuns, mas podem provocar tsunamis pelo deslocamento de água ou deslizamentos em encostas.
O Ministério das Relações Exteriores informou que, até a tarde deste domingo (23), não teve notícias de brasileiros vítimas do tsunami.
A/B