Home » Minas Gerais é o segundo estado com maior número de microempresas no país

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de microempresas no país

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Estado representa 11% de todas as MEs do Brasil e fica atrás apenas de São Paulo.

Minas Gerais é a segunda unidade da federação com mais microempresas. É o que aponta pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. De acordo com a entidade, no estado mineiro, são quase 458 mil negócios, o que representa 11% do total de empreendimentos desse tipo em todo país.

O estado fica atrás apenas de São Paulo, que tem mais de 1,2 milhão de empreendimentos do tipo e representa 29% do total do país. As microempresas e empresas de pequeno porte representam cerca de 98,5% do total de companhias privadas no Brasil, e respondem por 27% do PIB.

Ainda segundo o Sebrae, o setor de comércio é o que tem o maior percentual na distribuição econômica desses empreendimentos – pouco mais de 47%, seguido pelo de serviços, com 33%.

A Lei 123/2006 estabeleceu um novo estatuto para o setor. No entanto, há demanda de micro e pequenos empresários para melhorias na legislação. Nesse sentido, tramita no Congresso Nacional, desde 2014, o PLP 420/2014.

O texto cria a Empresa Simples de Crédito (ESC) para atuar na realização de operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito exclusivamente para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.

Para Carlos Melles, deputado federal pelo Democratas de Minas Gerais, o projeto de lei é importante para facilitar o acesso de empreendedores ao crédito.

“O que mais dificulta o microempreendedor é o crédito. Falta de garantia para dar o crédito, insegurança do negócio.

E quando você não tem segurança e o risco é grande, o crédito some ou quando o crédito vem, ele é proibitivo. Ela é muito mais uma lei de acesso, é uma oportunidade de inclusão”, ressalta o parlamentar.

A Empresa Simples de Crédito atuará exclusivamente com recursos próprios e no âmbito do município em que está localizada. O limite da receita bruta anual que a ESC poderá obter, unicamente na forma de juros, será o mesmo das empresas de pequeno porte – R$ 4,8 milhões.

A advogada tributarista Priscila Faricelli enfatiza que a matéria vai ao encontro à necessidade de simplificação tributária no país, mas alerta que a proposta poderia ser mais abrangente.

“Isso vem um pouco em linha com a necessidade brasileira institucional de simplificar, não só o sistema tributário como as obrigações tributárias.

É algo louvável porque tudo que venha para simplificar nosso modelo tem que ser homenageado, mas precisaria pensar com mais seriedade num sistema um pouco mais abrangente”.

Startups

O projeto de lei também cria o Inova Simples, regime especial simplificado para startups. Pelo texto proposto, através do Portal do Empreendedor no site do Governo Federal, as startups fazem todo o processo de criação e encerramento das atividades, o que diminuiria a burocracia.

Para abrir a empresa, o titular precisará preencher uma ficha cadastral na internet. Uma facilidade apresentada pelo PLP é que a sede da empresa Inova Simples poderá ser comercial, residencial ou de uso misto, inclusive podendo se instalar onde funcionam parques tecnológicos, instituições de ensino, empresas juniores ou incubadoras.

Após o preenchimento do formulário será gerado, automaticamente, o número de CNPJ e abertura de conta bancária para captação de capital.

A proposta também permite a comercialização experimental do serviço ou produto até o limite de faturamento fixado para microempreendedor individual, que é de R$ 81 mil anuais.

O texto foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados na primeira quinzena de dezembro, na forma de uma emenda do relator, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Antes de ir à sanção presidencial, o Projeto de Lei precisa da apreciação do Senado Federal.

A/M

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados