Home » GOVERNO DO ESTADO E UFMG ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA PESQUISA EM UNIDADES PRISIONAIS

GOVERNO DO ESTADO E UFMG ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA PESQUISA EM UNIDADES PRISIONAIS

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Iniciativa pretende medir e desmistificar os efeitos da exposição às radiações dos aparelhos de escaneamento corporal por raios-x, além de treinamento para os operadores dos equipamentos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), firmaram, nesta quinta-feira (10/8), termo de cooperação técnica. O objetivo é a realização de pesquisa e capacitação em unidades prisionais que utilizam os aparelhos de Body Scan e Raios-X, nos procedimentos de revista corporal.

A iniciativa visa medir e desmistificar os efeitos da exposição às radiações dos aparelhos, e com isso, garantir mais segurança aos servidores, visitantes, prestadores de serviço e detentos que passam por constantes inspeções.

Além da monitoração das doses emitidas pelos equipamentos que utilizam radiação ionizante, e daqueles que se submetem a essa exposição, haverá o treinamento dos funcionários que operam os equipamentos nas Unidades Prisionais quanto à utilização e interpretação adequada das imagens.

Na reunião, o secretário da Seap, Francisco Kupidlowski, destacou que a Faculdade de Medicina da UFMG possui reconhecimento internacional, o que torna a instituição apropriada para avaliar os equipamentos e capacitar os servidores a operá-los corretamente. “Nossa prioridade é zelar pela segurança dos nossos servidores e das demais pessoas que passam pelas inspeções em nossas Unidades Prisionais, garantindo que o procedimento seja reconhecido por sua eficiência”, disse.

O diretor da Escola de Medicina, Márcio Campos de Oliveira, enalteceu o trabalho dos coordenadores e professores à frente da pesquisa e destacou a importância da colaboração mútua entre a UFMG e a Secretaria de Estado de Administração Prisional.

“A Faculdade de Medicina é uma instituição pública e, além do nosso papel acadêmico de formar profissionais da área de saúde, buscamos justamente contribuir de forma efetiva com a sociedade, ampliando e aplicando o conhecimento”, afirmou.

Também participaram da reunião o coordenador do curso de Radiologia, Paulo Márcio de Oliveira, a professora da Faculdade de Medicina, Priscila do Carmo Santana, o subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark dos Santos, o superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira, e a agente de segurança penitenciário e pesquisadora, Patrícia Rodrigues Oliveira.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados