DUAS VÍTIMAS TIVERAM QUE SER SOCORRIDAS POR HELICÓPTERO.
Uma van capotou na BR-040, caiu em uma ribanceira e deixou 14 pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira (28), entre Ouro Preto e Congonhas, região Central de Minas. Cinco vítimas estão em estado grave e precisaram ser socorridas por um helicóptero.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu próximo ao KM 603, próximo à comunidade de Pires. Os militares informaram que havia 20 pessoas dentro do veículo.
A corporação informou que quatro vítimas foram conduzidas para o Hospital Bom Jesus, em Congonhas, também na região Central. Além disso, duas mulheres foram levadas pelo helicóptero arcanjo para o Hospital de Pronto Socorro João XVIII, em Belo Horizonte.
Para fazer o socorro das vítimas foram encaminhadas 9 viaturas do Corpo de Bombeiros, duas aeronaves, uma ambulância da via 040, além de uma ambulância do Samu.
O trânsito foi interrompido nos dois sentidos da via.
Nota à imprensa – Acidente no km 603, entre Ouro Preto (MG) e Congonhas (MG)
NOTA DA VIA 040
Uma van particular que seguia no sentido Rio de Janeiro se acidentou, hoje, por volta das 6h30, no km 603 da BR-040, entre Ouro Preto (MG) e Congonhas (MG). O veículo, com 16 passageiros e motorista, saiu da pista e capotou na ribanceira.
A concessionária prontamente encaminhou ao local veículos de resgate e ambulâncias, sendo 2 delas tipo UTI. Ao mesmo tempo, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros (Cobom), unidades do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU), Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar, e a autoridade policial da pista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Trabalharam no salvamento e pronto atendimento às vítimas, 42 Bombeiros Militares, 14 socorristas da Via 040, além de socorristas do SAMU. Ao todo, foram 9 viaturas do Cobom, 3 helicópteros, 4 ambulâncias da concessionária, além de guinchos e outros equipamentos para manobras operacionais de liberação da pista no menor tempo possível.
Para realização das manobras de salvamento, pouso e decolagem do helicóptero, além da perícia (Polícia Civil), a pista precisou ser interditada em momentos alternados, sendo totalmente liberada às 10h10.
Não houve vítimas fatais e os 17 feridos foram encaminhados para o Hospital João XXIII (Belo Horizonte), Hospital Maternidade São José (Conselheiro Lafaiete) e Hospital Bom Jesus (Congonhas). As causas do acidente ainda serão analisadas pela perícia. As condições da pista e da sinalização estavam boas, entretanto o tempo, no momento da ocorrência, era chuvoso e a pista estava molhada.
A/M