Home » Receita Estadual apreende 87 toneladas de feijão sem documentação fiscal em Contagem

Receita Estadual apreende 87 toneladas de feijão sem documentação fiscal em Contagem

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Volume do produto apreendido equivale a uma área de plantio do tamanho de 45 campos de futebol.

A Receita Estadual apreendeu, em um galpão no município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, 87 toneladas de feijão sem documentação fiscal. O produto – cujo volume apreendido equivale a uma área de plantio do tamanho de 45 campos de futebol – estava pronto para ser ensacado e vendido no varejo.

A ação é desdobramento, a partir do intercâmbio de informações, da operação de fiscalização “Cinturão” – realizada no dia 29 de março -, combinado com o trabalho de controle fiscal especial para o setor de grãos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

Os auditores fiscais da Delegacia Fiscal de Trânsito de Contagem, a partir dos indícios levantados, estouraram, nessa quarta-feira (10/4), o depósito clandestino.

O estabelecimento, localizado no bairro São Sebastião, nas imediações da Ceasa Minas, não possui identificação na fachada. Além disso, a empresa proprietária da mercadoria tem outro endereço em sua Inscrição Estadual, o que constitui mais uma irregularidade.

Como estava pronto para ser ensacado, a suspeita é que o produto seria colocado no mercado varejista também de forma irregular, devido à falta de documentação fiscal que comprove a sua origem.

A linha de investigação a ser seguida agora pela Receita Estadual buscará identificar o local onde foi produzido o grão, para que se possa instruir a representação fiscal com fins penais, tendo em vista a irregularidade praticada.

De imediato, para regularizar a situação tributária, o proprietário precisará quitar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) equivalente ao volume da mercadoria, acrescido de multas sobre o valor do tributo devido, em função da falta de documentação fiscal, totalizando R$ 202 mil.

O feijão apreendido ficará depositado no próprio galpão até que o proprietário regularize a situação.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados