Home » Cetebio quer expandir atuação com células e tecidos por meio do SUS

Cetebio quer expandir atuação com células e tecidos por meio do SUS

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Projeto ligado à Fundação Hemominas quer se tornar uma referência tanto no Brasil quanto na América Latina na área de banco de células e tecidos humanos.

Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio) é um projeto de iniciativa pioneira e inovadora da Fundação Hemominas. Ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Cetebio foi elaborado com a proposta de se tornar uma referência na área de células e tecidos, tanto no Brasil quanto na América Latina.

A ideia de fazer o Cetebio nasceu no ano 2000 e foi se desenvolvendo dentro da metodologia proposta pela instituição, incluindo o planejamento e disponibilização da infraestrutura física, a capacitação de recursos humanos, a elaboração de documentação técnica, aquisição de equipamentos e insumos e validação de processos, sempre de acordo com a legislação brasileira e as normas médicas nacionais e internacionais.

A proposta é estender a atuação da instituição, além da área de sangue e hemoderivados, para a atuação com outras células e tecidos em uma única estrutura organizacional, de forma a otimizar seus processos, custos e logística, a exemplo de modelos internacionais na Europa e na América do Norte.

Serão realizados procedimentos de alta complexidade, com o objetivo de disponibilizar aos pacientes e à comunidade médica, células e tecidos biológicos coletados e processados, seguindo critérios de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme legislação brasileira vigente, além de critérios estabelecidos internacionalmente.

Cetebio contará também com laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, visando à melhoria dos processos técnicos e das novas terapias, utilizando os produtos oferecidos, compartilhando conhecimentos e garantindo a qualidade dos mesmos.

As atividades foram iniciadas no ano de 2013, em uma unidade provisória no Centro de Especialidades Médicas, até a disponibilização da unidade definitiva, situada no município de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A transferência para a unidade definitiva ocorreu em 2014, sendo que a primeira fase do projeto original já foi concluída, contemplando o Banco de Medula Óssea (BMO) e o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). Os materiais biológicos captados e processados serão armazenados até que sejam solicitados para a utilização em procedimentos terapêuticos, configurando um importante passo no tratamento e na cura de enfermidades graves, em diversas especialidades clínicas.

Bancos incluídos no projeto:

  • Banco de Medula Óssea: O Banco de Medula Óssea (BMO) está em pleno funcionamento, com contratos firmados entre o Cetebio/Fundação Hemominas e seis centros transplantadores do Estado de Minas Gerais para o processamento, criopreservação e armazenamento de CPH-SP. Já foram assinados os contratos com o Hospital das Clínicas/UFMG, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Hospital Luxemburgo/Associação Mário Pena, Hospital Felício Rocho, Hospital Mater Dei e Hospital Santa Genoveva na cidade de Uberlândia, havendo a intenção de formalizar outros. O número de pacientes atendidos e bolsas criopreservadas e armazenadas para uso clinico apresentou números crescentes desde o início do funcionamento do BMO no ano de 2013, já contribuindo para uma alteração no cenário do transplante de medula óssea no estado e um novo posicionamento de Minas Gerais no cenário nacional.
  • Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário: O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) já está em pleno funcionamento, sendo as coletas realizadas no Hospital Sofia Feldman, maternidade parceira do BSCUP/Cetebio. Foi iniciado o processo de Acreditação deste Banco, com previsão de finalização no ano de 2018.

A seguir, serão dados os novos passos para concretizar a implantação dos bancos de tecidos:

  • Banco de Sangues Raros;
  • Banco de Membrana Amniótica;
  • Banco de Pele;
  • Banco de Tecidos Musculoesqueléticos;
  • Banco de Tecidos Cardiovasculares.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados