Home » Câncer de pulmão no Brasil é identificado em estágio avançado em 86,2% dos casos

Câncer de pulmão no Brasil é identificado em estágio avançado em 86,2% dos casos

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Casos de câncer no Brasil são identificados em estágio avançado em 86,2% dos pacientes. A informação foi divulgada na última quinta-feira (1), pela ONG Instituto Oncoguia, a partir dos Registros Hospitalares de Câncer do Instituto Nacional do Câncer.

De acordo com os dados do levantamento, foram registrados 6,9 mil casos de câncer de pulmão em 2016. Mas, a estimativa é de que a maior parte dos novos pacientes com a doença não tenha ainda o diagnóstico, sendo assim, os casos elevam para 28 mil.

No entanto, o diagnóstico tardio, com a doença em estágio avançado, diminui a expectativa de vida do paciente. Já os tumores identificados no estágio inicial, a chance de o paciente morrer é de 64%.

Além disso, se a doença for encontrada no terceiro estágio, a probabilidade de morte em cinco anos sobe para 87% e, no quarto ano, chega a 90%.

Os casos de câncer de pulmão diagnosticados somente em estágio avançado chegam a 100% em alguns lugares do país, como Sergipe, Ceará e Bahia.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata, apesar de ser o quarto em maior incidência.

Lembrando que os números indicam ainda que em 79,1% dos casos de câncer de pulmão há relação com o tabagismo.

O grupo de risco principal são as pessoas acima dos 50 anos e que tenham fumado pelo menos 30 anos um maço de cigarro por dia, de acordo com o cirurgião torácico Ricardo Sales dos Santos.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados