Home » Força-tarefa apura sonegação e fraude na venda de peças automotivas para prefeitura do Norte de MG

Força-tarefa apura sonegação e fraude na venda de peças automotivas para prefeitura do Norte de MG

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Operação foi desencadeada pela Receita Estadual, Ministério Público e Polícia Militar

A Receita Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar deflagraram, nesta sexta-feira (30/8), a operação “Lata Velha”, de combate a crimes contra a ordem tributária e econômica, assim como a possíveis danos aos cofres do município de Coração de Jesus, no Norte de Minas Gerais.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro lojas de autopeças e na residência de seus administradores, em Montes Claros.

A ação tem o objetivo de reunir novas provas sobre esquema de sonegação fiscal e possíveis prejuízos causados por empresas do setor de autopeças, a partir da aquisição e venda de mercadorias sem documentação fiscal.

Com relação ao município de Coração de Jesus, o foco da investigação é em razão da venda de mercadorias superfaturadas ou sem a real entrega dos produtos ou ainda a entrega de peças usadas como se fossem novas.

“Nossa investigação chegou a identificar que na relação de vendas para a prefeitura existia a emissão de notas fiscais de baterias para um mesmo veículo, em períodos menores que o prazo de garantia do produto, dado pelo fabricante”, afirmou Gilmar Barbosa, delegado fiscal da Receita Estadual em Montes Claros e coordenador da ação.

Segundo o Promotor de Justiça Paulo César Vicente, que atua na comarca de Coração de Jesus, a investigação teve origem a partir do trabalho da Câmara Municipal, que instalou comissão especial para investigar os gastos do município com a manutenção dos veículos de sua frota, o que levou à instauração do procedimento investigatório criminal.

A comissão verificou superfaturamento, em alguns casos, superior a 1.000% no fornecimento de peças, em relação ao preço de mercado.

Os elementos de provas apreendidos serão analisados pela força-tarefa para apuração da sonegação tributária e para a responsabilização civil e criminal dos envolvidos.

A operação “Lata Velha” contou com a participação de 18 servidores da Receita Estadual, promotores de Justiça e apoio da Polícia Militar.

GIRO DE NOTÍCIAS / SEF

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados