A histórica capela de Santa Rita de Cássia, no distrito de Sopa, município de Diamantina, na região Central de Minas Gerais, foi tomada por um incêndio na tarde desta sexta-feira (04/10/2019). Três viaturas do Corpo de Bombeiros do município foram enviadas ao local.
O combate às chamas contou também com um caminhão pipa da Copasa. No final da tarde, os bombeiros anunciaram que as chamas haviam sido controladas e continuava sendo feito um trabalho de rescaldo. Não há relato de vítimas.
De acordo com os bombeiros, o incêndio consumiu toda a estrutura da capela, ficando as paredes em ruínas sem desmoronar, sendo necessário interdição total do local, porque pode haver o desabamento do restante da estrutura.
A Secretaria de Cultura de Diamantina ainda não se manifestou sobre o incêndio. A capela foi tombada pela Prefeitura de Diamantina em 2003.
De acordo com o Viva Diamantina, não há informações sobre a data em que a capela foi construída nem sua autoria, mas estima-se que a edificação seja do século 18, devido a sua tipologia, forma e sistema construtivo.
Manifestação de apoio à comunidade de Diamantina, MG
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha-MG, solidariza-se com a prefeitura de Diamantina, a Arquidiocese de Diamantina e com a comunidade local, pelo incêndio ocorrido na tarde desta sexta-feira (4/10), na Igreja de Santa Rita de Cássia, localizada no distrito de Sopa, protegida por tombamento municipal. Manifestamos ainda nosso apoio técnico às ações necessárias para a recuperação desse valioso bem cultural.
https://www.facebook.com/aconteceunovale/videos/386708218666084/
GIRO DE NOTÍCIAS /AM