Home » Pelo menos 1 milhão de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa no Norte de Minas, afirma IMA

Pelo menos 1 milhão de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa no Norte de Minas, afirma IMA

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informou que um milhão de animais devem ser vacinados contra a febre aftosa no Norte de Minas. A 2ª etapa de vacinação começou nesta sexta-feira (1), em 86 cidades que fazem parte das regionais Montes Claros e Janaúba.  Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

A vacinação deve ser comprovada até o dia 10 de dezembro. Caso o produtor não cumpra o prazo, ele terá que pagar R$ 17,96 por cada animal. Para declarar ao IMA que o animal foi imunizado, o produtor deverá entregar uma cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Além disso, a Secretaria de Estado de Agricultura esclarece que a vacinação é obrigatória. Se o produtor não imunizar seus animais, ele poderá ser multado em R$ 89,83 por cabeça.

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a doença pode ser transmitida por meio da saliva, sêmen, leite e fezes de animais infectados, além de objetos e ambientes contaminados. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus.

Os sintomas da doença são: febre alta, perda de apetite, aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. Se o animal apresentar estes sintomas, é necessário que o produtor comunique imediatamente o IMA.

Minas Gerais possui o segundo maior rebanho do país com pelo menos 23 milhões de animais.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados