Caso ocorreu na Espanha e pode mudar paradigma de que vírus só é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Autoridades espanholas confirmaram o primeiro caso de transmissão de dengue através de relações sexuais. Representantes divulgaram que haviam registrado a transmissão de dengue por via sexual entre dois homens.
Segundo os porta-vozes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da Espanha, o caso era “o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens”. Essa é a primeira vez no mundo em que uma ocorrência desse tipo é confirmada. Até então se considerava que o vírus era transmitido somente pela picada do mosquito Aedes aegypti.
A contaminação foi diagnosticada em um homem de 41 anos, na capital espanhola. Ele adquiriu dengue ao seu relacionar com o seu companheiro, que contraiu o vírus que causa a doença durante viagem para Cuba, onde foi picado pelo mosquito transmissor.
Testes comprovaram que os dois homens tinham dengue. Foram recolhidas amostras de sêmen, em que foi detectada a presença de dengue e com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba. Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio