Home » Doença misteriosa pode estar ligada à cerveja contaminada

Doença misteriosa pode estar ligada à cerveja contaminada

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A “doença misteriosa” que assustou os mineiros, e principalmente a população de Belo Horizonte, no início de 2020, parece ter sido desvendada.

Na noite de ontem (09/01), a Polícia Civil (PC) e a Vigilância Sanitária informaram que, após perícias realizadas em amostras de cerveja da empresa Backer, foram encontrados vestígios de dietilenoglicol, também conhecido como éter de glicol. A substância tóxica é utilizada no processo de refrigeração da indústria de cerveja e, segundo apurou a Folha de Barbacena (FB), a ingestão do produto pode causar depressão nervosa, lesões nos rins e fígado, anuria (diminuição e a ausência da produção de urina), irritação no trato gastrointestinal, além de náuseas, vômitos e diarreia, os mesmos sintomas apresentados pelas vítimas e informados à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Ontem (09/01), a própria SES-MG havia emitido um alerta de epidemiológico, após a morte de um dos pacientes e o surgimento de dois novos casos em Belo Horizonte, com a intenção de prevenção, caso a doença fosse causada por algum agente contagioso, como vírus ou bactérias. No entanto, com os dados dos laudos da PC e a ligação dos pacientes com o consumo das cervejas de rótulo Belohorizontina, os oito casos estão sendo tratados como intoxicação por éter de glicol. Ainda de acordo com a PC, o dietilenoglicol foi encontrado em dois lotes da Belohorizontina, os L11348 e L21348. De acordo com a assessoria da Backer, cada lote tem 33 mil garrafas, no entanto, não há confirmação de quantas unidades desses lotes estão contaminadas

A cervejaria Backer foi fundada em 1999, e está localizada na região do Buritis, na Capital mineira, bairro que serviu de elo entre os pacientes. Em nota enviada à imprensa, a cervejaria disse que a “substância não faz parte do processo de produção da cerveja Belorizontina”. A cervejaria informou também, que os lotes em questão serão retirados imediatamente de circulação, caso ainda haja algum remanescente no mercado.

GIRO DE NOTÍCIAS / FB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados