Home » MINUTO DA SAÚDE: Donovanose causa degeneração de tecidos infectados

MINUTO DA SAÚDE: Donovanose causa degeneração de tecidos infectados

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Esse é o nome de uma Infecção Sexualmente Transmissível causada por uma bactéria que se prolifera principalmente em climas tropicais, como o do Brasil.

Você já ouviu falar da donovanose? Esse é o nome de uma Infecção Sexualmente Transmissível causada por uma bactéria que se prolifera principalmente em climas tropicais, como o do Brasil. Apesar de incomum, a transmissão ocorre pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Quem dá mais detalhes sobre a doença é a coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Saúde de Minas Gerais, Mayara Almeida.

“A donovanose é uma doença, uma Infecção Sexualmente Transmissível, que afeta a mucosa da região genital. Ela é causada por uma bactéria, que é transmitida via sexual”. 

A infecção não dói e não tem íngua, mas, após o contágio, gera uma lesão que se transforma lentamente em uma ferida vermelha, que sangra fácil e facilita a infecção por outras bactérias. Conforme a ferida se espalha, ela começa a destruir o tecido genital e fazer com que a pele ao redor perca sua cor natural.
Os sintomas podem demorar de uma a 12 semanas após a exposição à bactéria para aparecer. Nos homens, afeta o pênis, escroto, virilha e coxas, enquanto nas mulheres os sintomas se manifestam na vulva, vagina e períneo. Também pode afetar a face, o ânus e a região dos glúteos.
Para se prevenir, o mais indicado é usar o preservativo em todas as relações sexuais. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja da donovanose e de outras ISTs, como HIV e hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados