As celebrações religiosas também estão sendo afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, as missas em algumas cidades do Sul de Minas estão sendo celebradas de portas fechadas e sendo transmitidas pela internet. Abraços da paz e orações de mãos dadas não são mais permitidos.
O aumento diário de casos suspeitos do Covid-19 resultou também no cancelamento de casamentos e batizados. O arcebispo metropolitano da Diocese de Pouso Alegre, também no Sul do estado, assinou um decreto que determina a suspensão de celebrações por 30 dias, com chances de prorrogação.
Com isso, Dom José Luiz Majella, decretou que 50 cidades, que englobam 69 paróquias, devem seguir a medida. Celebrações, casamentos e batizados marcados pelos próximos 30 dias serão suspensos em todas as igrejas.
O arcebispo ainda destacou que o mês de suspensão será um tempo para a igreja se reestruturar, e que a prorrogação será conforme as orientações das autoridades municipais, estaduais e federais. Ele ressaltou também que a medida deixa todos em comunhão, “preservando a vida”.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM