O hospital de campanha de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, vai começar a receber pacientes com coronavírus na próxima segunda-feira (13). O espaço foi montado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.
Ao todo o local terá 40 leitos, sendo 20 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para pacientes em observação.
Para a montagem do espaço, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) explicou que gastou 10 contêineres para tratamento dos pacientes e um para estoque de equipamentos, um gerador elétrico, equipamentos para o esgotamento sanitário, bombas de infusão e materiais de limpeza.
A estrutura ainda conta com equipamentos médico-hospitalares, como respiradores, soros, monitores multiparâmetros, álcool, capotes, seringas e esparadrapos. Além disso, agulhas, cateteres, algodão, luvas, máscaras e mais de oito mil insumos médicos como dipirona e paracetamol também estarão disponíveis.
A unidade, que terá 79 profissionais, contempla moradores que usam a UPA Padre Roberto dos municípios de Divinópolis, Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste e São Gonçalo do Pará.
Além desta estrutura, caso a cidade precise de mais leitos, outros espaços estão sendo viabilizados. Um deles seria o Hospital Bento Menni, que passaria por reformas, para disponibilizar mais 40 leitos para pacientes contaminados pelo vírus.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM