Home » Foco no futuro: Aprendiz já estava preparado para a educação remota, mesmo antes do novo Coronavírus

Foco no futuro: Aprendiz já estava preparado para a educação remota, mesmo antes do novo Coronavírus

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Cerca de 192 países já fecharam escolas, como medida para conter o avanço da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. De acordo com monitoramento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de 1,5 bilhão de estudantes já foram afetados. Cerca de 192 países já fecharam escolas, como medida para conter o avanço da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

De acordo com monitoramento realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de 1,5 bilhão de estudantes já foram afetados. O ensino a distância (EAD) tornou-se um dos principais recursos para garantir a continuidade das atividades escolares, neste período. No entanto, o Centro Educacional Aprendiz não foi pego de surpresa com esta novidade tecnológica na educação.

Desde 2008, o Aprendiz coordena equipes de EAD, sendo pioneiro em lançar em nível nacional o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), 100% EAD. De acordo com a direção da instituição, “tudo isso contribuiu para essa transição de metodologias aplicadas, temporariamente, ao trabalho de forma remota, devido à pandemia do novo Coronavírus”.

No Aprendiz, docentes utilizam como ferramentas educacionais aulas on line baseadas em apenas três ferramentas integradas à Plataforma Digital de Aprendizagem: o Google Sala de Aula; o Google Agenda; e o Google Hangouts Meet. “Além do uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem que estão disponíveis. Tudo isso acontece e fica a disposição dos alunos para acessarem no seu tempo. Ainda assim, o professor fica à disposição para explanação de dúvidas durante o tempo previsto de sua aula. Todo nosso material de apoio está contido em Nossa Escola Digital – Google For Education”, afirmou a instituição.

Ainda de acordo com o Aprendiz, o formato de educação remota adotado pela instituição é eficaz e traz benefícios pedagógicos aos alunos, principalmente quando se relaciona a educação ao formato de ensino e aprendizagem atualizado. “Nossos professores recebem constantes treinamentos, através de lives e tutoriais disponíveis em nossa Escola Digital, para aprimorarem ainda mais sua habilidade com as técnicas modernas de educação”, destacou.

Preparação

Quando o Conselho Estadual de Educação (CEE) de Minas Gerais orientou as instituições de ensino a utilizarem os recursos oferecidos pelas tecnologias digitais de informação e comunicação para os alunos, por meio da Nota 01/2020, imediatamente o Aprendiz se adaptou às exigências institucionais, mesmo já estando inserido à realidade da educação no século XXI.

“Contamos com um CARD em nossa plataforma de educação digital, com provas bimestrais, editáveis ou prontas, bem como banco de questões da Rede. Todo esse aparato educacional se ampara no sistema Google Forms”, informou o Aprendiz.

Prática da educação digital

No Centro Educacional Aprendiz, as ações práticas da educação remota são analisadas de forma ponderada e eficaz, ao mesmo tempo. No entanto, pequenas pesquisas, exercícios on line e jogos matemáticos já faziam parte do cotidiano dos alunos, principalmente, na disciplina Laboratório de Matemática e Literatura.

“Um professor cria uma aula inusitada, diferente de tudo que está proposto como, por exemplo, um jogo matemático interativo com figuras que aumentam de tamanho, como foi realizado pela professora Ana Clara Santos Araújo. Na leitura de um livro, o professor se transforma no narrador e vai ornamentando um cenário, envolvendo personagens e, ao final da gravação, os alunos são capazes de interpretar o livro, como realizou o professor Richard Bertolin de Oliveira. Todas essas ações são compartilhadas em nosso grupo de trabalho, fazendo com que se enriqueça ainda mais as práticas pedagógicas em nossa instituição. Certamente, o principal beneficiado é o nosso aluno”, concluiu o Aprendiz.

Educação e emergência em saúde pública

Em situações emergenciais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira permite a realização de atividades a distância nos níveis de ensino fundamental e médio, na educação profissional técnica de nível médio, na educação especial e de jovens e adultos e no ensino superior. Essas atividades podem ser aproveitadas para o cumprimento do ano letivo.

GIRO DE NOTÍCIAS 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados