Home » Pesquisa revela que 73,7% das notícias sobre o novo coronavírus compartilhadas no WhatsApp são falsas

Pesquisa revela que 73,7% das notícias sobre o novo coronavírus compartilhadas no WhatsApp são falsas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz revelou que 73,7% das informações ou notícias sobre o novo coronavírus que circulam no WhatsApp são falsas. O estudo mostrou ainda que no Instagram a taxa de notícias falsas é de 10,5% e no Facebook 15,8%.

A análise foi feita com base nas notificações recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo e ocorreu entre os dias 17 de março e 10 de abril. Os dados coletados fazem parte do trabalho das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo.

A pesquisadora Claudia Galhardi explicou que no dia 17 de março houve aumento considerável no número de notícias falsas relacionadas à área da saúde. Segundo ela, dentre as notícias falsas, estão a de que o vírus não é real e de receitas caseiras para combate à Covid-19.

Além disso, Galhardi contou que 71,4% das notícias falsas que circulam no WhatsApp têm como fonte a Fiocruz. No Facebook, o número de citações da fundação cai para 26,6%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Unicef somam 2% das instituições citadas em informações falsas na internet.

A Fiocruz explicou que, até o início de maio, informações recebidas no aplicativo Eu Fiscalizo serão coletadas para elaboração de um relatório com o objetivo de esclarecer se os dados foram inventados ou distorcidos.

No aplicativo Eu Fiscalizo, a população pode notificar notícias falsas ou impróprias veiculadas em veículos de comunicação, mídias e redes sociais.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados