Home » Casos da Covid-19 em presídios preocupam autoridades de Saúde e de Segurança

Casos da Covid-19 em presídios preocupam autoridades de Saúde e de Segurança

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Apenas no Distrito Federal, já foram registrados 288 casos da doença, o que representa 18% de todos os casos do DF.

Os casos de Covid-19 em presídios têm preocupado autoridades de Saúde e de Segurança Pública de todo o país. Apenas no Distrito Federal, já foram registrados 288 casos da doença, o que representa 18% de todos os casos do DF, o que coloca a unidade federativa com o maior número de registros do novo coronavírus entre os detentos. A presença do novo coronavírus entre os encarcerados fez que as visitas aos presídios de todo o país fossem suspensas.

No dia 17 de março, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu uma recomendação para tribunais e magistrados em relação ao novo coronavírus no sistema prisional e no sistema socioeducativo. Entre outras coisas, o CNJ sugeriu, por exemplo, que audiências de custódia sejam suspensas por 90 dias e que prisões em flagrante sejam reavaliadas, sobretudo entre os grupos de risco.

O professor universitário Riccardo Cappi, que integra o grupo Infovírus, observatório que monitora os casos da Covid-19 no sistema penitenciário brasileiro, ressalta a importância de que as secretarias penitenciárias de todo o Brasil revejam as prisões de pessoas que integram o grupo de risco do novo coronavírus.

“Para todas essas pessoas há uma indicação no sentido de elas serem afastadas do cárcere. Mas é preciso que o Poder Judiciário responda a essa indicação do CNJ, que se engaje, se manifeste e opere no sentido do desencarceramento”, diz o pesquisador.

Antônio Carlos Tavares , juiz auxiliar da presidência do CNJ, explica que a recomendação do órgão não obriga qualquer autoridade pública a adotar as diretrizes do documento.

“Nós devemos ressaltar o seguinte: essa recomendação serve para nortear os magistrados quanto às decisões pertinentes do sistema de execução e do sistema socioeducativo. Não é a recomendação por si só ou uma decisão genérica que será severamente replicada por juízes Brasil afora”, afirma o magistrado

Mortes

Apesar do alto número de casos, o DF ainda não registrou óbitos da Covid-19 entre a população carcerária. Situação diferente da presenciada em São Paulo e Rio de Janeiro, em que o novo coronavírus já resultou na morte de quatro detentos.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!