Um bolsão artificial de irrigação acabou se rompendo em uma fazenda particular, na zona rural de Perdizes, no Alto Paranaíba, na madrugada do último domingo (31). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Por volta das 2h, a corporação foi acionada para atender a ocorrência na Fazenda Água Santa. A informação era de que a água que estava no reservatório da fazenda, que fica às margens da BR-452, havia escorrido para uma das barragens que tinham no local.
Além disso, os militares foram informados sobre a possibilidade da barragem não aguentar o peso da água e se romper. Desta forma, as rodovias, os moradores e propriedades próximas ao Ribeirão Santa Juliana poderiam ser atingidas.
Os bombeiros explicaram que o açude que se rompeu possuía capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4 milhões de metros cúbicos. De acordo com a corporação, o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água.
Para escoar esse volume de água e diminuir a pressão na estrutura, a porta dos vertedores da barragem foi aberta. Depois uma guarnição do Corpo de Bombeiros voltou ao local, ainda no domingo, com drones para verificar a área.
Nesta segunda-feira (1º), os militares explicaram que a regularização de barragens no Estado é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e que, segundo o gestor da Fazenda Água Santa, a barragem está regular. Ainda conforme a fazenda, o local não tem risco de novos vazamentos e ninguém ficou ferido.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM