Tarde de sexta-feira por volta de 14 horas equipes de bombeiros de Barbacena foi acionada a comparecer no bairro Monte Mário mais precisamente nas imediações do entorno do Museu Emeric Marcier.
Onde segundo os vigias, pessoas não identificadas atearam fogo na vegetação existente ao lado do Museu e devido ao vento forte ao calor às chamas ameaçaram a região do entorno do Museu.
Quando os bombeiros chegaram verificaram que as chamas estavam bastante altas e ameaçavam rapidamente a área do museu, com o uso de um caminhão de combate a incêndio, abafadores e bombas costais seis bombeiros atuaram no combate as chamas e debelaram o incêndio.
Para a tenente Maria de Fátima, que comandou as operações: ” Ultimamente a umidade relativa do ar tem chegado a níveis baixssimos e em contrapartida o calor de 30°C, bem como a falta de chuvas, favorecem a ocorrência de incêndios em vegetação que quase sempre são ateados por pessoas que não sabem o risco que podem causar a todos!”.
” É o segundo incêndio de grande vulto que atinge o patrimônio publico. No começo da semana tivemos uma área de preservação ambiental na Sericícola e agora estamos evitando este incêndio num dos principais museus da cidade!”.
No incêndio de hoje, a área queimada foi de aproximadamente 20.000m2.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG