Home » Minas registra queda histórica nos índices de criminalidade violenta

Minas registra queda histórica nos índices de criminalidade violenta

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Análise das estatísticas de janeiro a agosto de 2020 demostra que os dados são os menores dos últimos 9 anos, série histórica da atual metodologia; 14 dos 15 índices acompanhados estão em queda.

Minas Gerais obteve os menores índices de criminalidade violenta dos últimos nove anos, entre os meses de janeiro e agosto de 2020. Na análise dos 13 crimes que compõem o indicador (veja abaixo), o resultado dos oito primeiros meses deste ano é 41,3% menor que o apresentado no ano de 2012, primeiro da série histórica, quando a atual metodologia de análise de dados, a partir do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), foi implantada.

As estatísticas de crimes violentos são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e somam os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão tentado e consumado.

Importante indicador de criminalidade, o número de vítimas de homicídios consumados também foi o menor dos últimos nove anos, considerando a série histórica iniciada em 2012. Há queda na comparação com 2019 de 2,2% e, quando avaliado na comparação com 2014 – pico do número de vítimas homicídios consumados em Minas – há redução de 1.150 vítimas, em 2020, representando uma baixa de 40,3%. Em Belo Horizonte, a redução foi de 25 mortes (-10,5%). No interior do Estado, 646 municípios, ou seja, 75,7% do total, não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices em relação a janeiro a agosto do último ano.

O índice de homicídios é o menos impactado pelo isolamento social, segundo as forças de segurança do Estado.

Comparação com o ano anterior

O índice geral de crimes violentos dos oito primeiros meses de 2020 foi 33,7% menor do que no período similar de 2019, com 16.202 ocorrências a menos. Em comparação ao ápice da criminalidade violenta em Minas, no ano de 2016, a contenção chega a 69,3%, com recuo de 72.031 delitos cometidos.

Além dos 12 crimes classificados tecnicamente como violentos, o Observatório também monitora mensalmente os registros de furto e lesão corporal. Dos 15 crimes, 14 estão em queda na comparação com o ano passado, como aponta o quadro abaixo:

Também são acompanhados e publicados mensalmente, desde o início da pandemia, as estatísticas de feminicídio, neste caso, produzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais. Entre janeiro e agosto de 2020, os registros consumados desse tipo de crime somaram 86 registros, ao passo que, no mesmo período do ano anterior, foram 89. Há, portanto, um aumento de 3.5%.
Outro destaque é a redução de estupros no Estado. Em paralelo aos oito primeiros meses do ano passado, foi examinado um recuo de 27,7% em 2020. Em BH, o número de registros do ato consumado caiu 24,6%.

Ao todo, 753 municípios mineiros (88,2%) não registraram estupros consumados, mantiveram ou reduziram os resultados em comparação ao intervalo análogo de 2019. Quando analisadas as tentativas, o quantitativo de localidades sobe para 791 – o que representa 92,7% das 853 cidades mineiras.

Roubo

Na avaliação dos dados de roubos, em Minas Gerais, a diminuição dos registros consumados foi de 13.821 (-36,4%), entre os meses de janeiro a agosto, comparado a 2019. Já os roubos tentados caíram 49,7%, apresentando menos 1.281 casos.

No total, 669 municípios mineiros não registraram roubos consumados, mantiveram ou reduziram as estatísticas no comparativo com o período semelhante do último ano. Somente na capital, a baixa foi de 4.422 roubos consumados (-36,9%).

GIRO DE NOTÍCIAS / SSPMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados