A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MG), coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), apreendeu na madrugada do último sábado, 18.11, uma tonelada e meia de maconha, 30 kg de skank e uma caminhonete roubada nas proximidades do município de Prata, no Triângulo Mineiro. Três pessoas foram presas na operação: os dois ocupantes do veículo e o homem que receberia a carga em Uberlândia.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, a equipe da FICCO-MG conseguiu informações de que o veículo passaria por Uberlândia para descarregar as drogas e depois seguiria para o Rio de Janeiro. Policiais começaram a abordagem do veículo na BR 153, mas os criminosos furaram o bloqueio policial. O veículo foi interceptado na BR 497 e os ocupantes presos.
Recentemente a FICCO deflagrou a Operação Transformers, que desarticulou uma organização criminosa especializada na receptação de peças furtadas ou roubadas de veículos. A ação teve como foco uma empresa recuperadora de caminhões com atuação nacional, que se auto-intitula a segunda maior do Brasil.
O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Administração Prisional e Receita Estadual. De forma integrada, a operação busca coibir o número de veículos furtados ou roubados em Uberlândia e no Brasil.
FICCO
A FICCO é uma força-tarefa criada com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado, por meio de ações de Inteligência. A atuação está focada na diminuição do tráfico de drogas e de armas, dos roubos, da receptação de cargas e valores, além da lavagem de dinheiro e ocultação de bens. As ações do FICCO são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em conjunto com as Polícias Federal, Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.
Polícia Federal