Home » Aplicativo permite que profissionais da saúde identifiquem risco de violência doméstica

Aplicativo permite que profissionais da saúde identifiquem risco de violência doméstica

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O aplicativo VCMulher possibilita identificar se a mulher é vítima ou possui risco de sofrer violência doméstica

Após oito anos de estudos na área, pesquisadoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram o aplicativo VCMulher. O objetivo do projeto é ajudar profissionais de saúde a identificar se uma mulher corre o risco de sofrer violência doméstica ou se já é uma vítima.

O aplicativo apresenta 27 questões relacionadas à vida da mulher e de possíveis padrões de violência. De acordo com as respostas, o sistema calcula a probabilidade de risco da participante ser vítima de violência doméstica.

Segundo a coordenadora do projeto e doutora em Modelos de Decisão e Saúde, Kerle Dayana Lucena, a atenção básica é porta de entrada das mulheres que são vítimas desse tipo de agressão.

O Monitor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Período de Isolamento Social, do Instituto de Segurança Pública (ISP), apontou que mais de 120 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica em 2020. Isso significa que a cada 2 minutos uma delas foram vítima de agressão no Brasil.

O VCMulher é mais um instrumento que vai agregar no combate a esse crime e, de acordo com Kerle, ajudar a diminuir a subnotificação dos casos.

Para conhecer o aplicativo, acesse o site vcmulher.com.br.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados