O Instituto Federal Sudeste de Minas- Campus Barbacena, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) publicou o relatório de comportamento do coronavírus no município, relativo a dados coletados até o dia 07 de março. De acordo com o relatório, desenvolvido pelos pesquisadores Dr. Geraldo Majela, Dr. Helder Antônio e Dr. José Emílio Zanzirolani, a Média Móvel de Casos apresenta leve aumento em relação aos 14 dias anteriores e a Média Móvel de Óbitos apresenta leve estabilização em relação ao mesmo período.
O relatório ainda aponta que o perfil das pessoas recuperadas é formado por jovens na faixa etária entre 10 e 19 anos (35,2%) e sem fator de risco (32,19%). Já o perfil das pessoas contagiadas é composto por jovens na faixa etária entre 10 e 19 anos (31,2%) e sem fator de risco (32,50%). Os pesquisadores apontam ainda que o perfil das pessoas que vieram à óbito é formada por idosos na faixa etária entre 60 e 79 anos (43,0%) e com fator de risco (74,42%).
O relatório também apresenta que as políticas de afastamento social, higienização sistemática das mãos e uso de máscara, têm se mostrado eficaz. No entanto, os números se apresentam em elevação, devido às aglomerações ocorridas e que ainda continuam a ocorrer no interior de algumas casas.
O estudo
O estudo tem como objetivo avaliar o comportamento da Covid-19, em Minas Gerais, mais especificamente em Barbacena e Microrregião. A partir dos dados verificar temporalmente o avanço da pandemia e prever o quantitativo aproximado de pessoas infectadas em relação ao avanço dos dias no intuito de mensurar a eficácia das ações e políticas públicas adotadas.
Relatório completo
Confira o estudo clique aqui
GIRO DE NOTÍCIAS / PMB