Home » STF reconhece parcialidade de Sergio Moro e retrocede na condenação de Lula

STF reconhece parcialidade de Sergio Moro e retrocede na condenação de Lula

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A decisão anula todo o processo do caso triplex, que havia condenado Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, logo, as investigações devem ser retomadas do zero

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. Foram três votos a dois. O voto decisivo foi da ministra Cármen Lúcia, que havia se posicionado contra em 2018.

O julgamento estava empatado, com dois votos contra, do ministro e relator do caso, Edson Fachin e da ministra Cármen Lúcia, e dois pela parcialidade do magistrado, dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Após o voto contrário do ministro Nunes Marques, Cármen Lúcia mudou seu voto e reconheceu a suspeição de Moro.

A decisão anula todo o processo do caso triplex, que havia condenado Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, logo, as investigações devem ser retomadas do zero. Entretanto, a anulação vale apenas para esse processo, os demais processos da Lava-Jato julgados por Moro só serão revistos caso os réus acionem a justiça para isso.

Em nota, o ex-juiz Sergio Moro ressaltou que a Operação Lava Jato foi um marco no combate à corrupção e que todos os acusados foram tratados nos processos e julgamentos com o devido respeito e imparcialidade. Sem qualquer animosidade de sua parte, ele declarou ter absoluta tranquilidade em relação aos acertos de duas decisões. Moro disse ainda que o Brasil não pode retroceder e destruir o passado recente de combate à corrupção e à impunidade.

GIRO DE NOTÍCIAS / Brasil 61 / Agência do Rádio

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados