Home » Magistrados são empossados no TRE-MG

Magistrados são empossados no TRE-MG

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O desembargador José Edgard Penna Amorim tomou posse na tarde desta sexta feira, 23 de junho, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Na mesma solenidade, ele empossou o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira como vice-presidente e corregedor do TRE-MG.

A cerimônia, à qual compareceram magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossandos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, foi realizada no auditório do 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, no Fórum Lafayette.

O desembargador Geraldo Domingos Coelho, em seu penúltimo ato como presidente do TRE-MG, abriu a solenidade.

Além dele, compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro; o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista Júnior, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, desembargador Carlos Levenhagen; e os dois empossandos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela Orquestra Jovem e pelo Coral Infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, o desembargador Geraldo Domingos Coelho fez seu discurso de encerramento do mandato, agradecendo aos colegas magistrados e servidores que o auxiliaram a, durante sua gestão, efetivar ações de aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral do Estado.

Ele destacou a esforço de seu mandato em ações de contenção de gastos, que resultaram em uma economia de R$ 7 milhões, sem, contudo, interferir em avanços necessários, como a implantação e a  melhoria de instalações de cartórios eleitorais em todo o Estado, alguns com a cooperação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que cedeu o uso de imóveis que abrigavam antigos fóruns para instalação dos cartórios.

O desembargador também mencionou os avanços do cadastramento biométrico de eleitores. Em seu último ato na presidência do TRE, o magistrado empossou o atual presidente, desembargador Penna Amorim, que prestou o compromisso e assumiu a presidência da solenidade. Em seguida, o novo presidente empossou o vice-presidente, que também prestou seu compromisso.

O novo presidente da corte eleitoral, ao assumir, contextualizou a situação de descrédito das instituições e da crise generalizada que perpassa o país atualmente. “Vivemos quadra das mais graves da história republicana brasileira.

Uma crise político-institucional talvez sem precedentes, mercê do esgotamento tanto do modelo de representação popular quanto da forma de exercício dos governos”, declarou.

O magistrado enfatizou a importância democrática da Justiça eleitoral e reiterou que se empenhará para conduzi-la a “cumprir sua missão com altivez, equilíbrio, imparcialidade e firmeza”.

Representando a corte do TRE-MG, o juiz Ricardo Torres de Oliveira saudou os novos dirigentes, em discurso que frisou a importância dos valores herdados da família, citando o passado de trabalho e de dedicação dos pais dos empossandos.

Fonte:Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

 

 

 

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados