A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou, nesta quinta-feira (15/7), duas mulheres pelo crime de maus tratos praticado contra quatro cachorros sob sua responsabilidade, no município de Santos Dumont.
A equipe de policiais civis e agentes de zoonose do município compareceram na residência das investigadas, de 23 a 42 anos, no bairro São Sebastião, onde encontraram os animais sem água, sem comida, sem abrigo e vivendo em meio às fezes.
Os cães foram resgatados e encaminhados para uma médica veterinária que constatou que os animais apresentavam desidratação, intensa presença de parasitas, pelagem muito suja e repleta de nós.
A fêmea apresentando inchaço abdominal e secreção castanho-avermelhada vaginal, compatível com Piometra e presença de tumores mamários. Dois dos machos apresentavam febre.
O delegado responsável pelo caso, Daniel Gomes, afirmou que uma das tutoras responsável por cuidar dos animais confessou, inclusive, que não dava banho nos cachorros há dois meses e que havia esquecido de colocar água e ração para eles.
As duas mulheres responderão pelo crime de maus tratos, com pena de 2 a 5 anos de prisão. Os cães foram encaminhados para abrigos temporários e estão disponíveis para adoção.
Thays Ferreira
Assessoria de Comunicação
13° Departamento de Polícia Civil