Home » Novo presidente do TRE destaca a importância da Justiça Eleitoral para a democracia

Novo presidente do TRE destaca a importância da Justiça Eleitoral para a democracia

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Edgard Penna Amorim e Pedro Bernardes tomaram posse nesta sexta-feira (23) durante sessão solene (foto) no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte.

O desembargador Edgard Penna Amorim passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Geraldo Domingos Coelho, cujo biênio se encerrou no Tribunal.

Em seu discurso de posse , o novo presidente do TRE, desembargador Edgard Penna Amorim, ressaltou o papel da Justiça Eleitoral. “É preciso lembrar que essa instituição, quase centenária, sempre foi o esteio da democracia brasileira, ao menos no tocante ao exercício do direito ao sufrágio universal e pelo voto direto e secreto”, afirmou.

Ao falar sobre o momento da política nacional, o novo presidente destacou a necessidade de se discutir a reforma política, mas manifestou preocupação com a deslegitimação crescente da chamada classe política, sobretudo no âmbito nacional.

De acordo com o desembargador, esse processo “aprofunda e alarga o fosso entre a representação popular e a sociedade civil, a por em xeque a própria viabilidade de o Congresso Nacional cumprir essa tarefa específica [reforma política] a tempo e modo”.

Edgard Amorim destacou a importância dos atores que o ajudarão a cumprir a missão do TRE com altivez, equilíbrio, imparcialidade e firmeza, dentre eles os juízes de direito, promotores de Justiça, servidores da Justiça Eleitoral e integrantes da Corte.

O novo presidente do Tribunal destacou que terá como desafios o cadastramento biométrico em curso, o rezoneamento determinado pelo TSE com vistas à extinção de zonas eleitorais, e a iminente implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe.

Durante entrevista coletiva concedida antes da cerimônia, Edgard Penna Amorim também falou sobre a questão do rezoneamento, que ainda está em estudo pelo Tribunal, e ressaltou que não haverá prejuízos ao eleitor.

Detalhou ainda o projeto da biometria, que está em ampliação no Estado.

Discursos

Em seu discurso de despedida, o desembargador Geraldo Domingos Coelho falou sobre a honra que foi presidir a Instituição.

Disse ainda que os desembargadores Edgard e Pedro saberão conduzir a instituição com transparência, brilhantismo e eficiência.

Em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Ricardo Torres Oliveira, que compõe o quadro de juízes do Tribunal desde 2016.

Fazendo uma pequena retrospectiva da vida profissional do desembargador Edgard Penna Amorim, o magistrado destacou a formação humana, intelectual e ética do novo presidente do TRE.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, manifestou o seu apoio aos desembargadores que assumem a Presidência e a Vice-Presidência da Corte Eleitoral.

O procurador elogiou o nível de responsabilidade dos novos gestores.

Ressaltando o bom relacionamento do TRE com os advogados, o presidente da OAB, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, parabenizou os empossados e destacou o perfil ponderado, conciliador, firme e ético do novo presidente do Tribunal.

Presenças

Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte, dirigentes de outros tribunais eleitorais, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro, o advogado-geral do Estado, Onofre Batista Júnior (representando o governador Fernando Pimentel) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados