Home » Setor de habitação puxa alta da inflação em setembro, aponta Ipea

Setor de habitação puxa alta da inflação em setembro, aponta Ipea

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Índice

Preço dos alimentos foi o segundo segmento que mais pesou no bolso

A inflação acelerou em setembro, voltando a atingir de forma mais acentuada o bolso dos brasileiros mais pobres. O principal impacto foi provocado pela alta nos preços do setor de habitação, de acordo com o Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nessa sexta-feira (15) pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
O estudo apontou que o maior avanço, de 1,3%, em relação a agosto, foi observado entre as famílias com menor poder aquisitivo, grupo formando pela parcela da população que tem rendimento mensal abaixo de R$ 1.808. Já para as famílias com renda  acima dos R$ 17.764, a variação foi um pouco mais amena, de 1,09%.
Dentro do setor de habitação, o Ipea aponta reajustes de 6,5% nas tarifas de energia elétrica, de 3,9 no gás de botijão e de 1,1% nos artigos de limpeza.
A alta nos alimentos em domicílios foi o segundo segmento que mais pesou no bolso dos mais pobres na virada de agosto para setembro, puxada especialmente pelo aumento das frutas, aves, ovos, leite e derivados.
Para a camada com renda mais elevada, o principal foco inflacionário no mês avaliado veio do setor de transportes, segmento influenciado pelos reajustes de 2,3% da gasolina, de 28,2% nas passagens aéreas e de 9,2% nos transportes por aplicativo.
Com o resultado, a inflação para os mais pobres chegou a 10,98% no acumulado no período de 12 meses encerrado em setembro, maior alta entre os grupos investigados. Já para os mais ricos, a variação de preços no acumulado de 12 meses chegou a 8,91%.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM
Radio agência Nacional.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados