Educação do Campo, Integral, Quilombola e Indígena também foram temas de debate no primeiro dia da SBPC Educação.
Desafios, falta de infraestrutura e incertezas sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) são alguns dos desafios apresentados por professores e especialistas para a implementação da reforma do ensino médio, imposta pela Lei 13.415, aprovada no início deste ano. Esse foi o tema de uma das mesas do primeiro dia da SBPC Educação, que teve início ontem (06/07), em Montes Claros. Durante a última quinta-feira, outras mesas temáticas discutiram questões relevantes sobre a Educação do Campo, a Educação Integral e Juventude e Educação para as populações quilombola e indígena.
Mediadora da mesa sobre a Reforma do Ensino Médio, a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Cecília Resende, falou de como a Secretaria está promovendo um diálogo com profissionais da rede estadual nas 47 Superintendências Regionais de Ensino sobre o tema, resultado que será apresentado na Conferência Estadual de Educação, prevista para este segundo semestre. “Tivemos hoje a oportunidade de apresentar avanços e desafios na necessidade de se repensar o ensino médio.
O grupo chegou a um consenso: o ensino médio que temos não nos atende, mas qual modelo vamos construir?”, destacou Cecília. Para ela, a mudança necessária só será alcançada com a participação de educadores e jovens. “A Lei 13.415 não avança na perspectiva de garantia de recursos. Além disso, entende a educação como mercadoria e não uma garantia de direitos”, enfatizou a superintendente.