A Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar realizou, entre os dias 04 e 08 de novembro, a requalificação para mergulhadores credenciados da região.
O treinamento visa aprimorar a capacidade dos bombeiros militares a atuarem de forma segura em operações submersas, que é considerada uma das atividades mais perigosas do Corpo de Bombeiros.
Foram ministradas aulas teóricas e práticas abordando os seguintes assuntos: Legislação Aplicada, Física e Fisiologia do Mergulho, Geomorfologia Fluvial; Acidentes de Mergulho, Tabela de Limite Sem Descompressão; Mergulho Livre; Manutenção de Equipamentos; Montagem da Unidade SCUBA; Equipagem e Desequipagem (dentro e fora d’água); Panes; Métodos de Busca e Varredura; Resgate do Mergulhador, dentre outros temas.
O primeiro dia do curso contou com a colaboração de mergulhadores experientes da Unidade de Mergulho Científico da UFV, Professor Oswaldo e Professor André.
Na sexta-feira, foi realizado o Mergulho Profundo (cerca de 27 metros), Simulado de Recuperação de Cadáver e Prática de Condução de Embarcação na Represa de Chapéu D’Uvas, no município de Ewbank da Câmara.
Ao final, foram treinados 17 mergulhadores.
Dentre as diversas facetas da atuação da corporação, o mergulho, por se tratar de alto risco, deve ser frequentemente treinado.
A atuação dos Bombeiros na atividade busca trazer alento para as famílias que perdem entes por afogamento ou são acometidas por outros acidentes envolvendo águas.
Felizmente, a estatística em nossa região é baixa nesse quesito, o que reforça a necessidade de simulados que garantem a familiaridade com a atividade.
Sempre preocupados com a Gestão do Risco de Desastre, os bombeiros militares realizam com frequência treinamentos que garantem, dia após dia, habilidades e competências para a execução dos atendimentos.
Equipe de Instrutores: Tenente Guimarães, Tenente Maria, Sargento Brandão, Sargento Marcos, Sargento Bergamaschi e Cb Raysson.
193: Esse número salva vidas.
Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas!