Home » Minas Gerais: campanha de multivacinação para crianças e adolescentes vai até 29/11

Minas Gerais: campanha de multivacinação para crianças e adolescentes vai até 29/11

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Com o objetivo de garantir a atualização do cartão de vacinação de todas as crianças e adolescentes mineiros de até 15 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a Campanha Vacina Mais Minas Gerais. A iniciativa vai até o dia 29 deste mês e contará com o dia D, em 23/11. 

De acordo com a SES-MG, mais de 1,9 milhão de doses de imunizantes foram distribuídas para atender ao público-alvo. Além disso, as doses também serão disponibilizadas para atualização do cartão de vacinação para aqueles que perderam alguma dose no calendário nacional de imunização.

A meta da secretaria é reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva das pessoas, em especial, das crianças.

As doses serão disponibilizadas durante o horário de funcionamento das UBS’s e também no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA). 

Confira aqui o horário de funcionamento das Salas de Vacina em Minas Gerais. 

Vacinas disponíveis 

A campanha conta com a disponibilização de diversas vacinas, entre elas estão: tríplice viral, hepatite B, HPV, hepatite A, rotavírus, meningite ACWY e C, poliomielite, pneumocócica, pentavalente, Covid-19 e febre amarela.

Importância da vacinação e da campanha

A SES-MG adverte que infecções como a poliomielite, sarampo e caxumba, bem como rubéola, rotavírus e meningites são doenças graves e podem trazer complicações às crianças e também aos adultos, incluindo pneumonia, encefalite, cegueira, entre outras alterações. Estas doenças não devem ser ignoradas e são evitáveis por meio das vacinas.

Com a imunização, há menos risco de adoecimento e redução de chances de evolução para quadros graves, que podem levar à internação ou ao óbito.

A campanha surge diante de um cenário no país com baixas coberturas vacinais registradas nos últimos anos, que segundo a SES-MG contribuíram para o aumento e, em alguns casos, até mesmo a volta de doenças controladas até então consideradas erradicadas no território.

Confira a lista das 19 salas de vacina abertas no Dia D de Multivacinação, dia 23/11, das 8h às 16h (com informações da prefeitura de Pouso Alegre – MG):

  • Norma de Moraes Tolentino – Santa Edwirges
  • Sebastião Reis – São João
  • Gilberto M. Duarte – Esplanada
  • São Cristóvão/Jardim Brasil – Jardim Brasil
  • Centro de Imunização – Centro
  • Dr. Jesus R. Pires – Cidade Jardim
  • Colinas de Santa Bárbara – Colinas de Santa Bárbara
  • João Evangelista dos Anjos Neto – Belo Horizonte
  • Adelson dos Reis Matias – Jatobá
  • José Narciso Kersul – Foch
  • Moacir de Carvalho – Yara
  • São Geraldo – São Geraldo
  • João de Castro Marques – Fátima
  • Faisqueira Pão de Açúcar – Pão de Açúcar
  • Unidade Materno Infantil – São Geraldo
  • Luiz Gonzaga Ramos – Faisqueira
  • Maria Joana Barbosa – Algodão (Zona Rural)
  • Rosa Luiza Pereira – Cruz Alta (Zona Rural)
  • Francisco C. Faria – Pantano (Zona Rural)

Pelo site oficial da SES-MG é possível acessar um material de comunicação e mobilização social que pode ser utilizado nas ações de divulgação da campanha.

Cobertura vacinal nacional

Segundo o Ministério da Saúde, o governo ampliou a cobertura vacinal – e, com isso, evitou o desperdício de R$ 251,2 milhões em doses que seriam descartadas – a partir de ações, por meio de doações internacionais. E, ainda, contou com a colaboração de estados e municípios para utilização de mais de 12,3 milhões de doses de vacinas que seriam perdidas. 

Em nota, o MS informou que o atual governo herdou da gestão passada 53,5 milhões de vacinas com curto prazo de validade e, ainda, a falta de algumas vacinas – como BCG, hepatite B, vacina oral da poliomielite e tríplice viral. Segundo a Pasta, atualmente os estoques de vacinas estão regularizados no país e a exceção é a vacina contra varicela.

O MS informou que o principal fabricante da vacina contra varicela apresentou problema de produção em 2023, impactando o mercado global. Porém, já houve formalização de compras por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e interlocução para que o Instituto Butantan produza a vacina do laboratório norte americano MSD no país. Dessa maneira, 8,2 milhões de doses foram adquiridas e garantirão a regularização dos estoques brasileiros até 2026. 
 

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados