Home » Aeroportos do Brasil superam 106 milhões de passageiros em 2025

Aeroportos do Brasil superam 106 milhões de passageiros em 2025

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Brasil registrou 106,8 milhões de passageiros nos aeroportos do Brasil entre janeiro e outubro de 2025. O levantamento, realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostra que a marca de 100 milhões de viajantes foi atingida com um mês de antecedência em relação a 2024.

Este volume representa um crescimento de 9,5% na movimentação aérea nacional (voos domésticos e internacionais). Guarulhos (SP), com 38,2 milhões de viajantes, e Congonhas (SP), com 19,7 milhões, lideram a lista dos terminais mais ativos.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, avalia que o resultado confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com aprimoramento da infraestrutura aeroportuária e regionalização dos terminais. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirma.

Aeroportos mais movimentados por estado

O ranking de movimentação de passageiros, que considera voos domésticos e internacionais, destaca a importância dos terminais estaduais para a economia e o turismo.

Veja a lista dos aeroportos do Brasil com maior tráfego no acumulado do ano até outubro:

  • SP: Guarulhos (38,2 milhões) e Congonhas (19,7 milhões).
  • RJ: Galeão (14,2 milhões) e Santos Dumont (4,9 milhões).
  • DF: Brasília (13,4 milhões).
  • MG: Confins (10,7 milhões).
  • SP: Campinas (10,6 milhões).
  • PE: Recife (8 milhões).
  • BA: Salvador (6,4 milhões).
  • RS: Porto Alegre (5,8 milhões).

Mercado doméstico bate recorde

Além do volume total, o mercado doméstico de aeroportos do Brasil alcançou seu melhor resultado histórico para um mês de outubro desde 2000, registrando 9 milhões de passageiros.

Este recorde mensal representa um aumento de 9,1% em comparação com outubro de 2024.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, destaca que a aviação civil brasileira é o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe, apresentando um crescimento consistente. “Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso é fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos”, explica.

Voos internacionais

No mercado internacional, outubro também registrou recorde, com 2,3 milhões de passageiros e alta de 9,3% em relação a outubro passado. De janeiro a outubro de 2025, o total de viajantes em voos internacionais ou com destino para fora do país chegou a 23,5 milhões.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!