Home » Amapá: Macrorregião Única de saúde mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

Amapá: Macrorregião Única de saúde mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os 16 municípios da macrorregião de saúde Macro Única do Amapá – entre eles Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque e Tartarugalzinho – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes. 

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Moradora do bairro Congóis, em Macapá, a gerente de núcleo na Secretaria Estadual de Mobilização e Participação Popular, Mara Menescal, de 50 anos, sempre fez questão de manter a família protegida. Mãe de três filhos e hoje cuidando da neta de 5 anos, ela segue firme: a caderneta de vacinação da pequena está sempre em dia.

“Sempre levei meus filhos para vacinar. Tive 3. E agora também levo minha neta – crio uma netinha de 5 anos – pela importância da vacina, para prevenir doenças. Quanto mais a gente previne, melhor. Vacinação é importante: é saúde, é vida.”

O Amapá tem reforçado ações em pontos estratégicos, como shopping centers, escolas e creches, para alcançar quem ainda não se vacinou. A informação é do Setor de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.

Para ampliar a cobertura vacinal, os profissionais de saúde também orientam pais e responsáveis durante visitas às famílias, 

A enfermeira da Unidade de Imunobiológicos do Amapá, Viviane Ribeiro, reforça o chamado para a vacinação. Ela lembra que a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta e reforça a urgência de avançar na testificação para melhorar esses índices.

“As coberturas vacinais das crianças e dos adolescentes precisam melhorar, pois ainda não alcançamos as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde e temos também como prioridades absolutas o desenvolvimento de testificação vacinal para a melhoria das coberturas.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Amapá! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!