Home » Chuvas fortes e calor intenso marcam previsão do tempo para o Ano Novo

Chuvas fortes e calor intenso marcam previsão do tempo para o Ano Novo

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A semana do Ano Novo será marcada por extremos climáticos em todo o Brasil. Enquanto parte do país enfrenta uma onda de calor, sistemas atmosféricos favorecem a ocorrência de chuvas intensas, com risco de temporais e volumes elevados em diferentes regiões.

No Sul, a atuação de frentes frias e do jato de baixos níveis mantém o tempo instável, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no leste do Paraná. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 150 milímetros em sete dias, com episódios mais intensos previstos até a sexta-feira (2).

Na Região Norte, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical intensifica as instabilidades. Estados como Amapá, Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins devem registrar volumes entre 80 e 100 milímetros ao longo da semana. Em pontos do norte do Pará e de Roraima, porém, a chuva será mais irregular, com períodos de tempo seco e queda nos índices de umidade do ar.

O Centro-Oeste também entra em alerta para chuva volumosa, especialmente no oeste do Mato Grosso e no norte de Goiás, onde os acumulados podem superar os 200 milímetros a partir do sábado (3). Já no Mato Grosso do Sul, o cenário é de tempo mais seco, com umidade relativa do ar em níveis baixos durante a semana.

No Sudeste, o início da semana será de tempo firme e temperaturas elevadas, devido à atuação de uma área de alta pressão que inibe a formação de nuvens de chuva. Minas Gerais e Rio de Janeiro podem registrar máximas próximas dos 39°C, caracterizando uma onda de calor. A partir da segunda metade da semana, a formação de um canal de umidade favorece o retorno das chuvas, reduzindo as temperaturas e aumentando a umidade.

No Nordeste, as chuvas se concentram no Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste da Bahia e sertão pernambucano, com pancadas isoladas e trovoadas. No Sertão, as temperaturas seguem elevadas, com máximas próximas dos 40 °C, enquanto o litoral deve ter predomínio de tempo firme na maior parte da semana.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!